Proibição é válida na via expressa sentido Castello Branco. Após 30 dias, motociclista que não cumprir a regra será multado em R$ 130,16.
Começou a valer na manhã desta segunda-feira (20) a proibição da circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros, em São Paulo. A nova regra foi anunciada pela Prefeitura de São Paulo no mês de abril.
A circulação de motos fica proibida na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco (Cebolão). Nos primeiros 30 dias, ninguém será multado. A medida faz parte do Plano de Segurança Viária.
Após o período, quem não seguir a regra vai cometer uma infração média e será multado em R$ 130,16, além de perder quatro pontos na carteira de motorista.
A Prefeitura diz que, em vias como a Marginal Pinheiros, onde a velocidade é maior, o motociclista acaba ficando mais vulnerável. No ano passado, segundo a CET, foram registrados 10 acidentes só nesta via.
“A Prefeitura tomou essa decisão porque houve um incremento em relação ao número de acidentes e o número de acidentes com mortes de motos comparados 2018 e 2017. Então, a gente tomou essa atitude por conta do aumento do número de mortes. Já temos um bom desempenho em outros locais onde essa segregação foi feita”, afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB).
De acordo com Covas, a CET já está desenvolvendo o projeto para a obra do outro lado da Marginal Pinheiros, no sentido Interlagos. “A expectativa é que até o fim do ano ela já esteja pronta para que no ano que vem a gente possa também fazer a segregação da mesma forma”.
Morte de motociclistas
A cidade de São Paulo registrou 366 mortes de motociclistas em 2018, crescimento de 17,7% na comparação com 2017, quando a capital teve 311 condutores mortos.
Plano de Segurança Viária
Apresentado em abril, o plano tem como conceito a “Visão Zero”, “que diz que nenhuma morte é aceitável no trânsito”. Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, até 2020 as motos também serão proibidas no sentido Interlagos da Marginal Pinheiros.
A meta do plano segue a já apresentada no Plano de Metas da Prefeitura, de reduzir o número de mortes para 6 a cada 100 mil habitantes. No entanto, o Plano de Segurança Viária coloca uma nova meta, para 2028, de 3 mortes a cada 100 mil.
O plano vai até 2028, o que pede continuidade do próximo governo municipal. O decreto do plano estabelece que, no primeiro ano de cada gestão, planos de ação sejam apresentados até o mês de junho.
“Não é um plano do prefeito Bruno Covas, é um plano da cidade de São Paulo”, disse o prefeito na época do lançamento. O decreto não prevê mudanças nas velocidades das marginais. Segundo Covas, isso já foi “combinado” com a população nas eleições de 2016.
O documento levou um ano para ser preparado, envolveu 200 pessoas e 15 órgãos públicos, e teve apoio do Banco Mundial, da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e do WRI Brasil.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/05/20/motos-sao-proibidas-de-trafegar-na-marginal-pinheiros-a-partir-desta-segunda-feira.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=carros