Substância é conhecida por eficácia ao combater queda capilar
De tempos em tempos, as sobrancelhas ganham destaque nas redes sociais, seja pelo formato, técnica de alinhamento dos fios ou até mesmo a espessura. Acompanhando as tendências de moda, elas também são cíclicas, às vezes mais finas e arqueadas, outras mais volumosas e retas. Hoje, as intervenções para retirada total ou parcial da penugem, deram espaço para a estética mais natural possível, longe de desenhos falsos feitos a partir de lápis e sombras apropriadas.Nessa tendência, em busca do visual mais “clean” e bem preenchido, há quem recorra ao uso do minoxidil, conhecido por sua eficácia quando o assunto é queda capilar. Mas será que a substância pode, de fato, ser utilizada na área facial?
À CNN, Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o minoxidil é um medicamento vasodilatador tópico, amplamente utilizado no tratamento de alopecia androgenética e outros tipos de queda de cabelo, seja em homens ou mulheres.
O produto também pode ser recomendado para aumentar o crescimento de pelos em regiões específicas. “A função é estimular o crescimento capilar, aumentando a fase anágena, ou seja, de crescimento dos folículos pilosos, ampliando também a espessura dos fios”, conta.
Na área das sobrancelhas, o uso pode resultar no aumento da densidade dos pelos, tornando-as mais cheias. “Isso ocorre porque a medicação promove o crescimento de novos fios e o espessamento daqueles já existentes”, pontua.
Necessitando de supervisão especializada, o minoxidil, no entanto, é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao produto, gestantes, lactantes e em pessoas com problemas cardíacos, sem a orientação médica. “Além disso, deve-se evitar o uso em áreas irritadas ou lesionadas da pele”, acrescenta Lucas.
Dosagem, prazo e alertas
Também à CNN, Thiago Martins, biomédico e mestre em Medicina Estética, reforça que há dosagem correta para que o produto seja aplicado na área a ser tratada. Segundo ele, tudo varia conforme a concentração do minoxidil.
“Em geral, utiliza-se 1 ml de solução tópica duas vezes ao dia no couro cabeludo. Para as sobrancelhas, a quantidade aplicada deve ser mínima, apenas para cobrir o espaço desejado“, diz.
O resultado iniciais podem ser observados entre três e seis meses diante do uso contínuo. No entanto, a resposta é individual e pode variar. “Além do minoxidil, uma dieta rica em vitaminas, especialmente biotina, pode contribuir para o crescimento saudável dos pelos. Vale evitar a depilação excessiva e seguir uma rotina de cuidados regulares”, recomenda o profissional.
Passo a passo para usar minoxidil nas sobrancelhas
- Lave e seque bem a área a ser tratada;
- Aplique a quantidade indicada de minoxidil com auxílio de um aplicador ou cotonete;
- Espalhe suavemente o produto, evitando o contato com áreas fora do tratamento;
- Deixe o produto secar naturalmente;
- Lave as mãos após a aplicação.