Ministro cria gabinete de crise para epidemia de dengue em Bauru

0
813

Por Victor Oshiro – Jornal da Cidade

A luta contra a pior epidemia de dengue da história de Bauru ganha, agora, reforço do governo federal. O Ministério da Saúde determinou à Secretaria Nacional de Vigilância Epidemiológica que seja criado imediatamente um gabinete de crise para executar um plano de contingência emergencial. A informação é do deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB).

Foi ele, inclusive, quem levou ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, a situação que Bauru enfrenta, durante a audiência anteontem na sede do ministério. Também esteve presente o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber. “O cenário é desesperador. Os casos de dengue estão aumentando. Faltam leitos nos hospitais. Há sobrecarga no atendimento das UPAs. A situação é gravíssima e precisa ser contornada. Estou muito preocupado, pois várias famílias perderam seus entes queridos nos últimos dias”, alerta o deputado.

EQUIPE EXCLUSIVA

O ministro, que é especialista em gestão de serviços e sistema de saúde, prometeu a Agostinho que uma equipe será destinada exclusivamente para atender Bauru a fim de que seja estabelecido o controle e monitoramento integral dos pacientes.

O trabalho, conforme adiantou ao deputado, será exercido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. “O ministro demonstrou muita sensibilidade com o nosso pedido e se comprometeu em realizar um diagnóstico técnico preciso. Ele também se comprometeu em auxiliar no manejo, assistência, atendimentos emergenciais e controle da rede de hidratação”, adianta Agostinho.

CASOS E MORTES

A dengue segue com números assustadores em Bauru. Já são 7.511 casos. Com isso, 2019, ainda em março, já é o segundo ano com maior número de registros da história.

O mais grave é a letalidade dessa epidemia. Já são 12 mortes confirmadas. Para se ter uma ideia, 2019 já conta com o dobro de vítimas fatais dos anos que, até então, haviam registrado o recorde de óbitos na cidade. Vale lembrar que, além dessas 12 mortes confirmadas, oito outras seguem em investigação.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Politica/2019/03/ministro-cria-gabinete-de-crise-para-epidemia-de-dengue-em-bauru.html

Deixe uma resposta