Mil crianças aguardam vaga em creche

0
876

Crianças de 4 meses a 3 anos puxam fila; projeto aprovado na Câmara criará 80 cargos de professores municipais

O mês de outubro se encerrou em Bauru com um total de 1 mil crianças aguardando na fila por creches municipais. É na tentativa de equacionar este problema, que há anos afeta o município, que o Executivo propôs projeto de lei (nº 84/19) para a criação de 80 novos cargos de professor adjunto para a rede infantil. A proposta foi aprovada por unanimidade dos vereadores, na Câmara Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira (4).

O impacto financeiro previsto para os cofres é de R$ 1,89 milhão em 2020.

A secretária da pasta, Isabel Miziara, diz que todas as crianças de 4 a 5 anos encontram-se matriculadas, em conformidade com a legislação. Já em relação aos menores de 4 anos, ela considera que há período de recadastramento, neste mês. E que muitos pais acabam cadastrando o interesse vislumbrando o ano que vem. “Esse é um número alto e inadequado”, avalia a secretária. “Sem dúvida, a questão socioeconomica das famílias continua influenciando neste aumento”, reforça Miziara.

MAIS CRECHES?

A secretária diz ainda que as novas contratações servirão tanto para zerar o déficit de profissionais que já existe na rede quanto para propiciar a abertura de novas unidades em bairros do município.

Avaliação atuarial da Funprev deste ano indica que entre este ano e 2020 38 professores devem se aposentar. No ano passado, a Educação municipal teve 42 aposentadorias.

Isabel Miziara diz que, até o final de 2019, a prefeitura deve entregar mais uma creche integral com capacidade para 180 crianças de 4 meses a 5 anos. “Mais 4 escolas estão previstas para serem entregues no primeiro semestre do ano que vem. É uma situação que nos dará algum fôlego”, diz Miziara. Os novos profissionais atuarão 20 horas semanais.

POMBOS E OUTROS

A votação do projeto suscitou discussões na Câmara. Na Tribuna, Sandro Bussola (PDT) disse esperar que os novos profissionais possam trabalhar em locais não infestados por pombos e com ventiladores.

Markinho Souza (PP) rebateu elencando a necessidade da criação do Instituto de Planejamento para desenvolvimento de projetos em prédios públicos. E disse que a criação do instituto pode ser priorizada no novo organograma. O Plenário também aprovou, ontem, ajustes no orçamento da Educação, por meio da transposição de R$ 1 milhão, que será aplicado em aditivos com as creches conveniadas.

fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2019/11/702409-mil-criancas-aguardam-vaga-em-creche.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!