fbpx
segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Anúncio
Home Cultura Método de ensino de escola bauruense de música é referência nacional

Método de ensino de escola bauruense de música é referência nacional

0
1614

Platão, filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, disse: “Primeiro devemos educar a alma através da música e, a seguir, o corpo através da ginástica”. Para Platão e tantos outros filósofos, a arte, bem como a música, tem influência diretamente no caráter e na formação do “homem ideal”, como eles mesmos chamavam.

Mas isso não é algo do passado, lá da Grécia Antiga. Dois bauruenses dedicaram anos de estudos no mundo da música e agora, há um ano, dedicam-se em passar este pensamento para frente. Paula Martins e Marcos Santos são os proprietários da Bravo Academia de Música, inaugurada recentemente em Bauru, e que tornou-se referência nacional devido ao método de ensino.

Paula é mestre em Ciências, com ênfase em educação musical, comportamento e aprendizado infantil, pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda em Ciências pela USP, com ênfase em educação musical e comportamento e cognição infantil. Já Marcos é Mestre em Performance do Violino e Pedagogia, pela Universidade do Sul do Mississipi (USA) e Doutor em Performance do Violino e Teoria pela Universidade do Alabama (USA).

O propósito dos dois é promover o aprendizado com diferencial pedagógico já que, para eles, a educação musical é tão fundamental ao aprendizado que a Academia possui um método de ensino tanto para crianças a partir dos oito meses de idade, quanto para adolescentes e adultos.

Paula, há quanto tempo existe a Bravo Academia de Música?
A Bravo Academia de Música existe há um ano. Tanto eu, quanto o Marcos, lecionamos em projetos musicais de renome e atuamos como concertistas, participando de festivais de música nacionais e internacionais e tocando em grandes salas de concerto. Por isso, nós sempre tivemos a vontade de abrir uma escola em Bauru com diferencial pedagógico e musical para que os estudantes e músicos de Bauru e região não precisassem investir o tempo e dinheiro que nós dois investimos para nos especializar. Durante anos, nós dois tivemos que viajar para locais como Tatuí e São Paulo para estudar. Por isso, a Bravo tem o nome de “academia” devido seu corpo docente e seu objetivo. Todos os profissionais que atuam na academia são músicos formados e atuam somente em suas respectivas áreas. Praticamente todos os professores são pós-graduados, mestres e doutores. Hoje, a Bravo conta com uma equipe multidisciplinar de 17 professores de música, além de termos outros profissionais em nossa equipe, como uma fonoaudióloga, um musicoterapeuta e um pedagogo.

A escola é destinada para crianças? Aulas a partir de qual idade? 
Oferecemos aulas a partir dos oito meses de idade. Os cursos oferecidos são: piano erudito e popular, teclado, violão erudito e popular, guitarra, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, canto erudito e popular, saxofone, violino, viola clássica, violoncelo e musicalização infantil. Oferecemos aulas individuais e coletivas, para todos os níveis.

Bauru é uma cidade que já possui algumas escolas de música? Por que você decidiu apostar em mais uma e quais os diferenciais do seu empreendimento?
Além dos profissionais renomados como eu comentei, acredito que outro grande destaque nosso seja a “Bravo Kids”. Hoje nosso ensino é referência nacional, sendo adotado por outras escolas do país. Aqui, iniciamos a “Musicalização Infantil” aos oito meses de idade e as turmas são divididas por faixa etária. O objetivo da “Musicalização infantil” é trabalhar as habilidades musicais, sociais e cognitivas, por meio de canções, jogos, exercícios de movimento, relaxamento, prática instrumental, improvisação e audição. Também ensinamos noções básicas de ritmo, melodia, métrica, som, tonalidade, leitura e escrita musicais, que são apresentados à criança de maneira lúdica, promovendo o desenvolvimento de aspectos psicológicos, cognitivos e motores. Ainda na Bravo Kids temos a Filosofia Suzuki, no qual o ensino de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola clássica e violoncelo) e o de piano é dado a partir dos três anos de idade.

Como você vê a importância da educação musical tanto para crianças, quanto para adultos?
Hoje a ciência já comprova a importância da música para a humanidade. Ela tem função social, cognitiva e terapêutica. Os estudos apontam que crianças e adultos expostos ao aprendizado musical têm melhor raciocínio lógico e matemático. Também apontam grande melhora no comportamento, de disciplina e desenvoltura social não só de crianças, mas também de adultos expostos à educação musical.

Ficou curioso? Então, para saber mais, acesse o Facebook oficial da Bravo: https://www.facebook.com/bravoacademiademusica/?ref=br_rs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:
A Bravo Academia de Música conta com salas devidamente equipadas e climatizadas, para maior comodidade dos alunos, além de estacionamento próprio.
Local: Avenida Nossa Senhora de Fátima, n 17-76.
Horário de funcionamento: das 13h00 às 21h00.
Telefone: (14) 991966975
Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/bravoacademiademusica/

Deixe uma resposta

WhatsApp chat