Medicina Preventiva da Unimed Bauru lança programa para rastrear obesidade junto aos beneficiários

0
409

O setor de Medicina Preventiva da Unimed Bauru está desenvolvendo um trabalho de rastreamento de obesidade junto aos beneficiários da cooperativa. O objetivo é identificar precocemente os obesos e intervir o quanto antes, auxiliando-os na busca pelo tratamento adequado. “Estaremos, assim, atuando de forma complementar ao Programa Viva Bem, destinado a pacientes já com obesidade e indicação de cirurgia bariátrica”, explica o coordenador da área, o médico José Mecca Guerin.
Como funciona? É simples: os beneficiários maiores de 18 anos que entrarem em contato com o WhatsApp do Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) para agendar consultas ou exames serão questionados, através de uma mensagem eletrônica, se concordam em fornecer informações sobre sua altura e seu peso.
Caso respondam “Sim”, o sistema irá calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) automaticamente. Se o resultado for menor que 25, o beneficiário receberá uma mensagem de parabéns/encorajamento. Se for compatível com sobrepeso, a mensagem terá como objetivo estimular o beneficiário a melhorar o estilo de vida. Em caso de obesidade, o sistema irá perguntar se ele já faz um acompanhamento médico dessa questão. Se a resposta for “Não”, o paciente será informado sobre a importância de realizar o acompanhamento médico e direcionado para o Guia Médico da Unimed Bauru.
Casos que não estiverem em acompanhamento receberão um novo contato em 30 dias. “Esperamos, com esse sistema, estimular a busca por tratamentos que melhorem a qualidade de vida e ajudem a combater a obesidade”, frisa Guerin.
A obesidade é considerada uma doença crônica definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo.
O diagnóstico é feito pelo cálculo do IMC: peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em metros). Resultados acima de 30 já indicam obesidade e maior predisposição a outras doenças.

Deixe uma resposta