Manoel de Abreu: obras em semanas

0
1221

Previsão para início da reforma foi dada ontem pelo Departamento Regional de Saúde, durante cerimônia dos novos leitos do HB

Por Tisa Moraes – Jornal da Cidade

Fechado há três anos, o Hospital Manoel de Abreu entrará em reforma. A previsão é de que as obras comecem “nas próximas semanas”, como revelou a diretora do Departamento Regional de Saúde em Bauru (DRS-6), Doroti da Conceição Vieira Alves Ferreira, durante cerimônia de entrega dos 16 novos leitos de clínica médica do Hospital de Base (HB), na tarde desta segunda-feira (2). A inauguração foi noticiada com exclusividade pelo JC neste domingo (leia mais ao lado).

Os R$ 21,9 milhões que custearão a reforma do Manoel de Abreu foram liberados pelo governo do Estado por meio do programa “Melhor pra sua Saúde”, voltado à modernização e ampliação de hospitais e unidades estaduais de saúde. O investimento foi anunciado em maio, em visita do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) à cidade.

Ao todo, serão 61 leitos para internações de longa permanência e 15 leitos para tratamento de dependentes químicos. Segundo Doroti, a previsão é de que a reforma tenha duração de dois anos.

“A empresa vencedora da licitação para realizar as obras já está contratada e o recurso já está em vias de ser liberado. Nas próximas semanas, acredito, particularmente, que ainda em setembro, a reforma começa”, destaca Doroti.

Quando reinaugurado, o Manoel de Abreu deverá contribuir para reduzir drasticamente a fila de espera por internações nos hospitais públicos de Bauru. Para se ter ideia, nesta segunda-feira, 41 pacientes aguardavam liberação de vagas, sendo alguns deles inseridos na fila há seis dias.

A proposta do Estado é utilizar os 61 leitos de longa permanência para desafogar tanto o HB quanto o Hospital Estadual. “Pela demanda atual, com mais esta quantidade de leitos, a tendência é conseguir zerar a fila de pacientes”, aponta o diretor-presidente da Famesp, o médico Antonio Rugolo Junior.

TRATAMENTO

Para o Manoel de Abreu, seriam encaminhados pacientes com patologias crônicas, cujo tratamento costuma ser mais prolongado. Assim, seria possível fazer do HB – hospital de alta complexidade em áreas como neurologia, ortopedia e traumatologia – uma unidade com foco na urgência e emergência.

Em uma próxima etapa, em 2020, a intenção é iniciar a adequação do Hospital das Clínicas (HC) da USP como unidade de retaguarda para a graduação de Medicina e demais cursos da universidade. Com um total de 175 leitos, ele passaria a realizar, entre outras atividades, as cirurgias eletivas feitas atualmente no HB.

Além dos leitos de longa permanência, o Manoel de Abreu contará com 15 vagas para tratamento de dependentes químicos. Diferentemente do passado, em que o objetivo era a desintoxicação dos pacientes pelo período máximo de 15 dias, o doente poderá permanecer internado por período prolongado, como ocorre hoje no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (Sarad) do HC da Unesp de Botucatu.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!