Mais da metade dos adolescentes ainda não recebeu a segunda dose da vacina da Covid-19 em Bauru

0
353

A Secretaria de Saúde vem avançando na vacinação da população de Bauru, sendo esta uma ferramenta importante para a prevenção da Covid-19. Mas a parcela mais jovem da população ainda preocupa, pois é a que teve menor adesão na segunda dose até o momento. Dados da pasta desta sexta-feira (3) indicam que mais da metade dos adolescentes entre 12 e 17 anos ainda não receberam a segunda dose da vacina. O alerta é redobrado com a descoberta de uma nova variante da Covid-19, a ômicron, detectada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, e já encontrada em diversos países, inclusive no Brasil, nesta semana.

Na faixa entre 12 e 17 anos, são estimadas 25.578 pessoas em Bauru. Destas, 24.516 tomaram a primeira dose, uma cobertura de 95,8%. No entanto, apenas 11.789 voltaram para tomar a segunda dose, o que corresponde a 46% dos adolescentes. Outros 12.727 ainda estão sem a segunda dose. A Secretaria de Saúde lembra que apenas com a vacinação completa os imunizantes oferecem uma proteção adequada para reduzir o risco de casos graves e óbitos, e também para a redução na transmissão entre as pessoas.

Os pais devem estar atentos ao prazo de vacinação dos adolescentes, verificando a data no cartão entregue na primeira dose. A segunda dose deve ser aplicada 56 dias ou mais para as pessoas entre 12 e 17 anos, portanto nesta sexta-feira já podem tomar a segunda dose aqueles que receberam a primeira dose até o dia 08/10. Como a maioria dos adolescentes recebeu a vacina antes desta data, praticamente todos já estão liberados para a segunda dose, que é aplicada nas unidades de saúde a partir das 12h, de segunda a sexta-feira. Os adolescentes devem estar acompanhados por um responsável, e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com a primeira dose, sem necessidade de agendamento, apenas levando estes documentos.

As Unidades Básica de Saúde (UBSs) do Centro, Bela Vista, Beija-Flor, Chapadão/Mendonça, Jardim Europa, Vila Cardia, Vila Falcão, Jussara/Celina, Gasparini, Nova Esperança, Vista Alegre, Octávio Rasi e Distrito de Tibiriçá e as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Nova Bauru, Nove de Julho/Fortunato Rocha Lima, Pousada da Esperança e Vila São Paulo funcionam até às 16h. As UBSs do Jardim Godoy, Geisel, Independência, Redentor e Mary Dota e as USFs do Santa Edwirges e da Vila Dutra funcionam até às 18h, de segunda a sexta-feira.

ADULTOS
Entre os adultos, a cobertura da segunda dose é maior, no entanto ainda precisa avançar. Na faixa entre 18 e 29 anos, 10.620 pessoas ainda precisam voltar para tomar a segunda dose. Neste público, foram aplicadas 66.869 vacinas de primeira dose, e 56.249 de segunda dose até esta semana. Na faixa entre 30 e 39 anos, 5.458 pessoas ainda devem voltar para tomar a segunda dose. Neste público, foram aplicadas 55.230 vacinas de primeira dose, e 49.772 de segunda dose até esta semana.

Na faixa entre 40 e 49 anos, já foram aplicadas 54.446 vacinas de primeira dose, e destes 51.173 retornaram para a segunda dose, com 3.273 faltando para completar a vacinação. Por fim, na faixa entre 50 e 59 anos, foram aplicadas 45.231 vacinas de primeira dose, e destes 43.733 retornaram para a segunda dose, com 1.498 faltando para completar a vacinação. Entre os idosos com 60 anos ou mais, 65.235 tomaram a primeira dose, e destes 64.753 retornaram para a segunda dose, com 482 faltando para completar a vacinação.

Em todos esses casos, a Secretaria de Saúde pede que as pessoas que ainda não receberam a segunda dose procurem uma unidade de saúde para completar a vacinação, protegendo a si mesmo e a todos de seu entorno. Além disso, as pessoas devem manter os cuidados, como uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações, para que os índices da pandemia continuem melhorando cada vez mais no município.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe uma resposta