Lua e sol, juntos, na mesma hora em Bauru

0
1546
Lua e Sol dividem o mesmo céu simultaneamente. 05/09/2017 Foto tirada às 17:51, do viaduto do Confiança Flex, sentido bairro-centro

Reza a lenda que o sol e a lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas que o amor seria impossível porque eles nunca estariam juntos. Será mesmo? Contrariando letras de músicas e poesias, o céu de Bauru tem chamado a atenção nos últimos dias e provado o contrário. É que a lua tem nascido mais cedo e, assim, dividido espaço com o astro rei, gerando um verdeiro espetáculo no céu da cidade.

Especial por sua beleza, o fenômeno, no entanto, não tem nada de incomum.

Ele ocorre várias vezes ao longo do mês por causa do giro de 360 graus da lua em volta da Terra, que leva aproximadamente trinta dias para ser concluído.

“A lua anda aproximadamente 12 graus por dia. Por isso, a cada dia que passa, ela nasce cerca de 50 minutos mais tarde”, explica o professor da Unesp de Bauru e coordenador do Observatório de Astronomia da universidade, Rodolfo Langhi.

LUA CHEIA E NOVA

No primeiro dia deste mês, por exemplo, a lua nasceu às 14h09. Ontem, ela surgiu no céu de Bauru às 17h42, poucos minutos antes do sol se pôr. E, hoje, pelo fato de ela estar cheia, proporcionará melhor visualização.

“É um fenômeno que independe da estação”, pontua Langhi. Porém, nos dias em que a lua for cheia ou nova sua visualização será melhor e mais nítida.

No dia 11, ela nascerá às 23h31 e, no dia 13, irá madrugar às 0h33, portanto, no dia 12 não haverá nascer da lua.

DE MANHÃZINHA

Oura data em que o céu estará curioso será no dia 20 deste mês, quando a lua nascerá quase junto com o sol, às 6h27. No último dia de setembro, ela surgirá por volta das 13h41 (veja mais no quadro ao lado).

Deixe uma resposta