JCNET – Bauru está inserido em três polos em prol da indústria

0
1368
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa de coletiva de imprensa para o lançamento de criação de 11 polos de Desenvolvimento, realizada no Palácio dos Bandeirantes. Local: São Paulo/SP. Data: 23/05/2019. Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governo do Estado anunciou nessa quinta-feira (23) 11 polos de desenvolvimento econômico com pacote de benefícios setoriais para a indústria. Destes, Bauru e região estão inseridas em três polos: Alimentos e Bebidas; Couro e Calçados; e Derivados de Petróleo e Petroquímico.

Conforme o JC antecipou, o anúncio dos municípios foi realizado nessa quinta, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador João Doria e pela secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

“Cursos customizados e adequados às demandas das regiões, por meio das Fatecs e Etecs, instituições sólidas, capacitadas, historicamente”, comentou Doria, sobre a qualificação de mão de obra, como um dos estímulos do governo do Estado ao desenvolvimento destes polos. “Estamos ajudando e tendo foco para auxiliar os setores produtivos nos polos que foram aqui anunciados. Quanto mais qualificada a mão de obra, melhor a qualidade do serviço que será ofertado ao setor privado, mais geração de emprego, mais velocidade na contratação destes profissionais”, destacou.

Ainda de acordo com ele, o programa conta com seis pilares: simplificação tributária e regulatória; financiamento competitivo voltado ao adensamento da cadeia produtiva; tecnologia e inovação; qualificação de mão de obra; infraestrutura e serviços; e ambiente de negócios e desburocratização.

Além dos três polos que envolvem Bauru e região, outros oito foram anunciados nos setores de Saúde e Farma; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Automotivo; Químico, Borracha e Plástico; Biocombustíveis; Têxtil, Vestuário e Acessórios; e Tecnologia e Eco Florestal. Eles englobam toda a região do Estado.

“Esse é um governo liberal e de forma nenhuma estamos fazendo um programa de incentivo fiscal para setores específicos ou guerra fiscal. A atuação dos polos é para identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

“Nosso trabalho aqui é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado impulsionando e melhorando as políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas”.

Ainda de acordo com a titular da pasta, o objetivo é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, reunindo na mesma região geográfica políticas para determinado setor produtivo.

Reuniões essenciais

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Fogolin, comemorou o anúncio e reforçou que as reuniões com a Secretaria de Estado em São Paulo foram fundamentais para a conquista. “Agora vamos aguardar as orientações técnicas para planejarmos novas ações voltadas aos setores contemplados”. complementa.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Geral/2019/05/bauru-esta-inserido-em-tres-polos-em-prol-da-industria.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

Deixe uma resposta