Desde 1994, 04 de março é dia de celebração para o Jardim Botânico. A data marca a Fundação do Botânico, quando o parque ecológico foi transformado em Jardim Botânico Municipal.
Há 26 anos, a instituição constrói uma história que alia o trabalho de conservação do meio ambiente à integração da comunidade à natureza. Destes anos todos, Luiz Carlos de Almeida Neto acompanha de perto, há 23 anos, o desenvolvimento do Jardim Botânico.
“São 26 anos de trabalho de conservação de uma importante reserva de cerrado paulista. Montamos importantes coleções vegetais, asseguramos a conservação da nossa reserva através de monitoramento, desenvolvemos um valioso trabalho de educação e a área de visitação é mantida com muito zelo para que todos possam desfrutar de um ambiente limpo e agradável”, conta Luiz Carlos.
Montamos uma importante coleção ao longo destes anos, que compõe a nossa coleção de samambaias, orquídeas, bromélias, plantas medicinais, árvores de palmeiras e trepadeiras”, conta Luiz Carlos.
“Não existe conservação se a gente não envolver a comunidade”
Muito além de um lugar bonito para passear, o Jardim Botânico é uma instituição ligada à conservação ambiental e que produz conhecimento científico, e todo este trabalho continua para além dos bastidores. A população, segundo Luiz Carlos, é parte importante para possibilitar e potencializar as ações de conservação.
Para conservar, é preciso ter domínio de técnicas de cultivo, trabalho de pesquisa, mas a comunidade tem que estar envolvida neste processo. “Ao longo destes 26 anos, nos esforçamos para que as pessoas conheçam o Jardim Botânico e os trabalhos realizados, porque não existe conservação se a gente não envolver a comunidade”, enfatiza Luiz Carlos.
Em comemoração à data, uma série de atividades que serão realizadas durante todo o ano estão sendo preparadas pela equipe do Jardim Botânico para a população.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU
Fotos: Nayara Campos