Instituto Vedacit procura por projetos culturais em Bauru e região

0
908
Instituto Vedacit

O Instituto Vedacit oferece uma linha de incentivo para projetos culturais. É via ProAC ICMS, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O objetivo é selecionar iniciativas que tenham sinergia com a missão do instituto. Ou seja, que contribuam com o desenvolvimento das cidades do futuro. Além de estimular a harmonia entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

A chamada de projetos faz parte da política de patrocínio da Vedacit. Foi criada em 2018 para garantir a transparência nos critérios estabelecidos e no processo seletivo. A política prevê o uso de leis de incentivo estaduais e federais. Devem ser destinadas especialmente para áreas cultural, esportiva e projetos via fundos da infância e adolescência.

Para o instituto, é importante identificar projetos que tenham a capacidade de integrar uma rede cultural. Ou seja, que possam ser flexíveis e complementares uns aos outros. Para o patrocínio via ProAC, foram selecionadas cinco mesorregiões no interior do Estado: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru e Piracicaba (incluindo os municípios vizinhos).

Caravana Fotográfica, desenvolvido pela ONG ImageMagica: patrocínio do Instituto Vedacit.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail institutovedacit@vedacit.com.br. Porém, é importante consultar a política e baixar o formulário para envio pelo site www.institutovedacit.org.br. Todos os projetos recebidos passam pela curadoria da equipe do instituto, responsável pela seleção, que analisa critérios como área de atuação, região, orçamento solicitado e objetivos a serem alcançados.

Os selecionados seguem com a recomendação dada pela curadoria para um comitê interno para avaliação final e validação. “Nos preocupamos em fazer uma seleção justa e transparente, garantindo a seleção dos que estiverem em sinergia com as linhas de atuação do instituto”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente de Sustentabilidade da Vedacit.

Projetos patrocinados pelo Instituto Vedacit

Histórias em Jogo, realizado pelo Museu da Pessoa. Jovens produzem e compartilham histórias dos moradores e de seus bairros. Conhecer mais sobre o local onde vive amplia o vínculo com a comunidade, incentivando o cuidado dos espaços públicos. Mobilizando cidadãos para proteger a cidade e construir juntos um futuro melhor.

Caravana Fotográfica, desenvolvido pela ONG ImageMagica. Por meio de oficinas de fotografia, os alunos da rede pública foram estimulados a refletir. Além de desenvolver diferentes olhares, novas ideias e a produzir imagens que expõem de maneira construtiva o tema escolhido. Discutindo assuntos relevantes como o empoderamento feminino e o papel da mulher na construção da cidade.

Perspective Hub, produzido pela Unibes Cultural. Incentiva a cultura e promove iniciativas educacionais oferecendo cursos gratuitos de cinema de animação, desenvolvimento de videogame, trilha sonora de cinema e TV, técnicas de escrita literária, e fomentando a criação de startups por jovens empreendedores.

Deixe uma resposta