Inovação de série

0
802

Novo crossover da Chevrolet, Bolt oferece tecnologia e prazer ao dirigir acima da média da categoria

O Chevrolet Bolt começou a sua pré-venda em 12 cidades brasileiras, com as primeiras entregas programadas para fevereiro de 2020. O modelo reúne o estado da arte da tecnologia automotiva, mas sem abrir mão do prazer ao dirigir ou do design apaixonante da Chevrolet.

Seu motor elétrico entrega o equivalente a 203 cavalos de potência e torque de 36,7 kgfm – números bastante expressivos para um veículo de seu porte. Graças a entrega de torque imediata, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7,3 segundos.

Além da aceleração de modelo esportivo, as baterias localizadas no assoalho garantem que o centro de gravidade do Bolt seja baixo, garantindo boa estabilidade nas curvas. Alguém disse que carro com motor elétrico é chato? É bom começar que rever seus conceitos…

Texturas e acabamentos refinados marcam o interior do Chevrolet Bolt. Foto: Divulgação
Texturas e acabamentos refinados marcam o interior do Chevrolet Bolt. Foto: Divulgação

Design inteligente

O design do Bolt traz as linhas elegantes e fluidas da atual linguagem de design da Chevrolet. Por dentro, texturas e acabamentos refinados marcam presença, mas o principal destaque é o aproveitamento de espaço, com boa acomodação para todos os ocupantes.

Apesar de compacto, com 4.160 mm de comprimento, o porta-malas possui uma invejável capacidade de 478 litros – que, com os bancos rebatidos, podem chegar a 1.603 litros. Para efeito de comparação, o volume é superior ao de muitos SUVs médios na mesma faixa de preço.

É a vantagem de um projeto de um veículo sem motor a combustão desde a folha em branco, sem adaptações: o assoalho é plano, não há espaço para tanque de combustível – sem contar que as unidades elétricas são bem menores e dispensam uma série de equipamentos periféricos.

O design interno é moderno e tecnológico, com painel de instrumentos 100% digital customizável de 8 polegadas e o Drive Information Center, com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O Bolt possui câmeras de alta definição, que oferecem visão 360 graus para auxiliar nas manobras, além de sensores de estacionamento.

O espelho retrovisor interno ainda pode se transformar em uma tela, que projeta imagens da parte traseira em maior ângulo, melhorando a visualização. Os ocupantes do Bolt ainda contam com mimos como bancos com revestimento premium e de couro com ventilação e aquecimento, carregamento de smartphone wireless, além de sistema de som Bose de alta definição e o sistema Easy Entry, que permite a abertura das portas apenas com a aproximação de chave – assim como a ignição do motor por botão.

Em carregadores rápidos, encontrados nos eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 160 km. Foto: Divulgação
Em carregadores rápidos, encontrados nos eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 160 km. Foto: Divulgação

Energia para a semana inteira

As novas baterias de íons de lítio – um total de 288 células divididas em três conjuntos dispostos pelo assoalho – tem capacidade para armazenar 66 kWh e são 10% mais eficientes que a geração anterior. Sua autonomia, de acordo com o ciclo EPA, o padrão norte-americano de medição, é de 416 quilômetros. É uma distância mais de dez vezes superior à média de deslocamento diário de um motorista comum brasileiro, que é de 40 quilômetros.

Assim como nos carros com motor a combustão, a autonomia pode variar em função de uma série de fatores, como o estilo de dirigir do motorista (quem tem o pé pesado continua gastando mais, seja gasolina, etanol ou eletricidade), topografia das vias percorridas, temperatura externa, entre outros fatores. No entanto, o Chevrolet Bolt conta com o sistema regenerativo, que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia. Dessa forma, andando em tráfego intenso, com aquele constante anda-e-para, a autonomia tende a ser maior do que, por exemplo, quando se anda em uma estrada, em velocidade de cruzeiro.

No trânsito urbano, aliás, o modo One Pedal é uma verdadeira mão na roda. Para acioná-lo, basta colocar a alavanca da transmissão do console central na posição “L” e, a partir de então, é só aliviar a pressão do pedal do acelerador para que o veículo reduza instantaneamente a velocidade e inicie a frenagem. O One Pedal também aumenta o aproveitamento da energia dissipada do sistema para incrementar a autonomia. Eficiente, prático e, também, divertido.

O processo de recarga das baterias é feito em tomadas e há opções para diferentes necessidades. Um carregador semirrápido, por exemplo, garante carga para 40 Km de autonomia em uma hora. Já em carregadores rápidos, encontrados nos eletropostos, bastam 30 minutos para rodar mais 160 km.

O custo estimado por quilômetro rodado é até quatro vezes menor ao de um modelo bicombustível de mesmo porte. Foto: Divulgação
O custo estimado por quilômetro rodado é até quatro vezes menor ao de um modelo bicombustível de mesmo porte. Foto: Divulgação

Outras virtudes

A segurança também tem grande destaque entre as virtudes do Chevrolet Bolt, que conta com dez airbags, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego com sensor de aproximação, alerta de movimentação traseira em marcha ré, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e sistema de frenagem automática em baixa velocidade.

O motor elétrico ainda oferece outras vantagens. O custo estimado por quilômetro rodado do Chevrolet Bolt é até quatro vezes menor ao de um modelo bicombustível de mesmo porte – e inferior, também, ao custo de modelos híbridos. Além disso, sua manutenção é bem mais simplificada e espaçada do que os modelos a combustão tradicionais – afinal, não é necessário realizar troca de óleo, velas, correia e diversos filtros.

Mais do que um elétrico

O Chevrolet Bolt chega com tecnologia, segurança e performance não encontradas em outros crossovers e SUVs na mesma faixa de preço. Mais do que um elétrico, o Bolt mostra que tem atributos e qualidades para oferecer uma experiência única, além de fazer isso de forma sustentável e inteligente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!