Se, hoje em dia, as novas gerações parecem já nascer sabendo usar um smartphone, muitos daqueles que têm mais idade ainda enfrentam grandes dificuldades. Exatamente com o intuito de transpor esse “abismo tecnológico” e se aproximar de filhos e netos, idosos iniciaram ontem o curso “Dominando o smartphone e as redes sociais”, promovido pela Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Bauru e Região (AAPIBR). A capacitação, que existe há dois anos, tem duração de três meses.
No último domingo, o JC trouxe, inclusive, manchete sobre a consolidação e diversificação do mercado de serviços voltados à qualidade de vida dos idosos. Tal curso é mais um exemplo dessa realidade.
Malavolta Jr. |
Professor José conta que as principais dúvidas são configurações básicas |
De acordo com o professor José Aparecido do Nascimento, a maioria dos estudantes busca aprender as configurações básicas do telefone celular, além de instruções de uso do WhatsApp e do Facebook. “Geralmente, o objetivo é de se comunicar com a família, de forma fácil e quase que instantânea”, acrescenta.
Para tanto, as aulas são ministradas duas vezes na semana, por três meses. Os associados da entidade têm desconto especial na mensalidade desta capacitação.
Malavolta Jr. |
A aposentada Ivair Sampaio de Figueiredo, de 71 anos, apenas faz ligações |
Ainda segundo o professor, as dúvidas mais corriqueiras giram em torno das configurações do smartphone, como ligar e desligar; abaixar ou aumentar o volume; conectar o Wi-Fi; usar o teclado virtual; administrar e criar contatos; utilizar o mapa e o GPS; e enviar mensagens via SMS, e-mail, WhatsApp e Facebook.
Este é o caso da aposentada Ivair Sampaio de Figueiredo, de 71 anos, que apenas faz ligações. “O meu neto de 6 anos faz de tudo com o celular e eu tenho dificuldade, até mesmo, de me aproximar dele”, revela.
Malavolta Jr. |
O aposentado José Venâncio, de 66, comprou o seu telefone celular recentemente, mas só sabe ligar e desligar |
Ivair conta, também, que prefere ligar do que mandar mensagens de texto, porque não sabe usar o teclado virtual. Entretanto, muitas vezes, o interlocutor, que é alguém da família, não pode atender naquele momento.
DISTÂNCIA
O aposentado José Venâncio, de 66, comprou o seu celular recentemente, mas só sabe ligar e desligar. “Eu gostaria de aprender a mandar mensagens de texto para conversar com o meu filho, que não vive no município”.
Já a aposentada Maria Bernadete Matos, de 73 anos, sabe bastante coisa. Contudo, optou por fazer o curso para se aprofundar, principalmente, no que diz respeito à instalação de aplicativos. “Eu mando mensagens pelo WhatsApp e Facebook, porém, não consigo baixar aplicativos”, constata.
Desta vez, sete alunos participam da iniciativa, que distribui, ainda, apostilas explicativas para melhor atendê-los.
SERVIÇO
Se alguém se interessar pela capacitação, basta procurar pela secretaria da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Bauru e Região, que fica na rua Júlio Prestes, 1-58, na região central de Bauru. Mais informações pelo telefone (14) 3233-6437.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/09/idosos-aprendem-a-usar-smartphones-para-ficar-perto-de-filhos-e-netos.html