Hospital Unimed Bauru ultrapassa a marca de 1.000 cirurgias robóticas realizadas em três anos

0
465

Primeira instituição do Sistema Unimed do Brasil a adquirir um robô para a realização de cirurgias, o Hospital Unimed Bauru (HUB) acaba de ultrapassar a quantidade de 1.000 procedimentos realizados. A marca foi atingida após três anos de implantação do programa, considerado um grande avanço da medicina. “Nossa meta é sempre buscar inovações que possam trazer melhorias em atendimento, mais segurança para o paciente e mais agilidade para os médicos”, explicou o diretor técnico do HUB, João Luís Trentini.
Além de disponibilizar o equipamento para as cirurgias robóticas, o hospital também se transformou em um centro de formação de médicos para atuar nessa área. “Já formamos 76 profissionais com o curso que oferecemos, não só de Bauru, mas de todo o Estado e até de outras localidades do Brasil”, salientou o coordenador da formação, o médico Alberto Sanches.
A especialidade que mais realizou cirurgias robóticas foi a Urologia, seguida das do aparelho digestivo e ginecologia e obstetrícia. A robótica é utilizada também nas áreas de cirurgia torácica, oncológica e pediátrica.
“O HUB possui o robô Da Vinci Xi, que eleva a tecnologia minimamente invasiva a outro patamar, pois oferece acesso anatômico revolucionário, visão 3D HD cristalina e uma plataforma totalmente construída para tecnologias avançadas. Ele permite fazer uma incisão menor, gerando maior mobilidade, maior alcance e imagens mais nítidas para os cirurgiões, em termos de procedimento. A precisão do robô consegue zerar o tremor do médico e alcançar cavidades que a mão humana não conseguiria”, destaca o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho.
Como funciona?
O robô é um equipamento com quatro braços, totalmente automatizado, operado pelo médico de maneira remota, através de controladores tipo “joystick”. Este sistema reproduz os movimentos para os instrumentos robóticos que se tornam mais precisos e atingem posições difíceis de se reproduzir pelo punho humano.
As incisões são semelhantes as das videolaparoscopias tradicionais, com a vantagem de serem mais precisas. Com alta definição e tecnologia 3D, as imagens ganham amplitude e atingem 10 vezes o tamanho na visualização, oferecendo maior profundidade, alto contraste das cores, inibe os tremores humanos e oferece uma grande comodidade ergonômica ao cirurgião.
Vantagens para os pacientes
Um dos principais benefícios é em relação à sua recuperação. Devido à menor manipulação do campo cirúrgico, o tempo de cirurgia e sangramento é menor, o paciente sente menos dor e a recuperação é mais rápida.

Deixe uma resposta