Hospital Unimed Bauru se consolida como centro de certificação em Cirurgia Robótica no Interior de SP

0
229
Crédito: Divulgação/Unimed Bauru

Além de sua excelência na prestação de serviços de saúde, o Hospital Unimed Bauru passou a ser um centro de certificação em cirurgia robótica. No ano de 2021, a instituição formou 42 médicos nessa especialidade, contando com a parceria do Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub) e do Instituto Falke (Institute for Medical Enhanced Development).

“Fomos a primeira singular do Sistema Unimed no país a adquirir o robô Da Vinci Xi, da Intuitive Surgical, considerado um grande avanço na área da Medicina. Para operá-lo, o médico precisa ser certificado em cirurgia robótica, o que nos levou a investir na formação de novos profissionais para atuar nessa área”, explica o dr. Alberto Sanches, diretor de treinamento em simulação de cirurgia robótica do HUB.

No ano passado, foram realizadas aulas para duas turmas: uma com 30 alunos, finalizada em setembro; e outra com 12 alunos, com término em novembro.

Além de cooperados da Unimed Bauru, participaram alunos de outras cidades e Estados, como, por exemplo, médicos de Dourados (MS), Araraquara, Ourinhos, Marília e São Paulo (SP).

De acordo com Sanches, o curso foi dividido em três módulos, sendo o primeiro com programa teórico e cirurgias ao vivo, com carga horária de 20 horas; o segundo com treinamento em simulador, disponível 24 horas no Cehub, com carga horária total de 20 a 40 horas (conforme exigência da sociedade médica de filiação do cirurgião); e o terceiro, chamado de “in-service”, com treinamento em tecido feito no centro cirúrgico do Hospital Unimed de Bauru, já com a plataforma robótica, completando as exigências para a certificação definitiva fornecida pelas sociedades médicas.

A programação completa das aulas teóricas, do primeiro módulo constou com diversos temas e profissionais renomados, especialistas em cirurgia robótica: Bases da cirurgia robótica, por dr. Reitan Ribeiro; Cenário atual da cirurgia robótica, por dr. Pedro Trauczynski; Cirurgia Geral, por dr. Pedro Trauczynski; Ginecologia, por dr. Audrey Tsunoda; Urologia, por dr. Clóvis Fraga; Oncologia, por dr.Mario Rino e Cirurgia torácica, por dr. Daniel Bonomi.

“Como o curso contém os pré-requisitos solicitados pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, os alunos formados só precisam solicitar a habilitação junto às suas respectivas sociedades médicas, conforme legislação”, explica Sanches.

A formação em cirurgia robótica para médicos de diversas especialidades amplia e democratiza o uso da tecnologia, propiciando avanços nos tratamentos para diversos tipos de doenças. “A cirurgia robótica revolucionou os procedimentos não invasivos. Ela propicia menor manipulação do campo cirúrgico, tempo de cirurgia e sangramento reduzidos, o paciente sente menos dor e a recuperação é mais rápida”, frisa Sanches.

Os cursos realizados em 2021 tiveram a coordenação geral do dr. Reitan Ribeiro, do Instituto Falke, com proctoria pelo dr. Pedro Trauczynski. A coordenação científica do curso pelo Hospital Unimed Bauru foi do dr. Aguinaldo Nardi e a direção em Treinamento de Simulação de Cirurgia Robótica do dr. Alberto Sanches. Em 2022, serão abertas novas turmas.

Legenda:

1-

Alguns participantes do curso: Dr. Marcelo Massao Nakamura, Dr. Alberto Sanches, Dr. Pedro Trauczynski (Instituo Falke, o proctor do curso), Dr. Norton Ribeiro e Dr. José Assato

2-

Os alunos realizaram aulas práticas no Hospital Unimed Bauru

Crédito: Divulgação/Unimed Bauru

Deixe uma resposta