Hospital Unimed Bauru realiza um dos primeiros implantes de Cardiodesfibrilador Subcutâneo do Interior de São Paulo

0
292

O Hospital Unimed Bauru realizou, no final de 2021, um dos primeiros procedimentos na especialidade de Estimulação Cardíaca do interior de São Paulo, o Implante de Cardiodesfibrilador Subcutâneo. O procedimento havia sido realizado apenas em Campinas e Ribeirão Preto anteriormente. Na região de Bauru, é o primeiro. “Trata-se de uma nova tecnologia, que até então era realizada somente em grandes centros pela sua complexidade”, destaca o médico responsável pelo procedimento, o Dr. Edmir Jose Sia Filho, titulado em Cardiologia e Estimulação Cardíaca Artificial, com formação nas duas especialidades no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Esse aparelho é da família dos desfibriladores implantáveis sendo indicado para pacientes portadores de doenças cardíacas complexas com risco de morte súbita por arritmias potencialmente “malignas”. Sua implantação é minimamente invasiva com a grande vantagem de não utilizar dispositivos intravasculares o que reduz de sobremaneira complicações inerentes ao dispositivo convencional, além de proporcionar ao paciente uma recuperação mais rápida e alta hospitalar após o procedimento em até 24 horas.
“O Cardiodesfibrilador Subcutâneo é uma importante ferramenta na prevenção da morte súbita”, salienta o médico.
No procedimento, dr. Edmir contou com o apoio do Dr. Roberto Costa, professor associado da disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor da Unidade Cirúrgica de Estimulação Elétrica e Marcapasso do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Deixe uma resposta