O 3° Simpósio de Segurança do Paciente, realizado pelo Hospital Unimed Bauru (HUB), no último dia 20 de setembro, foi um sucesso. O evento que reuniu tanto profissionais da instituição, quanto o público externo, teve a participação de 110 pessoas e palestras que trouxeram informações relevantes para o dia a dia dos profissionais da área.
Realizado no auditório do Cehub, entre 8h e 12h, proporcionou uma manhã repleta de estudos e informações ao público presente. “Superou as expectativas em relação aos temas abordados, com muitos elogios dos participantes. As palestrantes foram escolhidas com muito critério para de fato acrescentar conhecimento e fortalecer a Segurança do Paciente em nossa instituição, bem como disseminar as informações com as instituições convidadas”, afirma Ricardo Fernando de Ramos, enfermeiro, coordenador do simpósio e membro do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital Unimed Bauru.
O evento ainda teve caráter solidário, com arrecadação de kits de higiene pessoal, solicitados durante a inscrição no evento. Os itens serão doados para o projeto social Galpão Bauru, entidade sem fins lucrativos que atua no auxílio à população em vulnerabilidade social.
A abertura do simpósio foi conduzida pelo diretor superintendente do Hospital Unimed Bauru, Roberson Antequera Moron, que enfatizou a importância do evento como uma oportunidade para a troca de informações e a qualificação tanto do hospital quanto de seus profissionais. “É importante ressaltar que a segurança do paciente é um dos focos principais do nosso trabalho e o NSP tem um papel fundamental para tudo funcionar perfeitamente”, frisou.
O evento contou com as palestras “Melhoria de processos assistenciais com foco na segurança do paciente”, ministrada pela médica Andrea Keiko Fujinami Gushken, gerente de Qualidade do Hospital do Coração (HCOR); e “Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente; requisito ONA ou ferramenta de fortalecimento da cultura?”, com a palestrante e biomédica Ana Flávia Félix, docente ONA e Avaliadora AACI Brasil.
Para finalizar, os artistas da Cia Teatral Treinadores da Alegria trouxeram mais questionamentos e informações sobre a segurança do paciente, sob uma ótica divertida e promovendo o engajamento da plateia.
O Simpósio teve ainda momentos de descontração, com sorteio de brindes entre o público e intervalos para interação e bate-papo no lounge, onde foi servido um café especial.