Hospital Unimed Bauru investe em automação da Farmácia de Produção e da CAF

0
365

O Hospital Unimed Bauru (HUB) passa a contar, a partir do mês de abril, com uma nova estrutura de Farmácia de Produção e Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Os setores tiveram seu espaço ampliado em mais de 100% e passarão a operar em modelo semiautomatizado. “O novo sistema contribuirá para eliminar o desperdício, reduzir custos e otimizar o trabalho das equipes de farmácia e de enfermagem”, explica o diretor superintendente do HUB, Roberson Antequera Moron.
As novidades serão apresentadas à imprensa e aos convidados durante um café da manhã a ser realizado no próximo dia 1 de abril, a partir das 9h30, no novo espaço da Farmácia. Na ocasião, a diretoria executiva da Unimed Bauru, juntamente com a Diretoria do Hospital, irá apresentar as instalações e equipamentos do setor.
Na CAF, a novidade fica por conta do fracionamento automático de ampolas e comprimidos. Todo o suprimento recebido será fracionado nas máquinas, deixando-o separado, embalado individualmente e com todas as informações pertinentes. “Com isso, teremos ainda mais agilidade e segurança no estoque dos produtos para o uso no hospital”, destaca Vanessa Zuccarelli, gerente da Farmácia.
O software dos sistemas está integrado ao sistema de prescrições já existente no hospital e prevê, além da redução no manuseio dos medicamentos, maior controle e rastreabilidade do processo.
Já a nova Farmácia de Produção contará com dispensários eletrônicos, que irão disponibilizar os medicamentos prescritos pelos médicos de forma automatizada para cada paciente. O processo será feito a cada duas horas e todas as informações serão checadas através do código de barras. “Teremos uma precisão ainda maior na dispensação dos medicamentos previamente prescritos pelo médico”, afirma Vanessa.
Ela explica que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto contará, também, com um dispensário eletrônico, que irá atender especificamente os pacientes daquele setor. “Esse equipamento irá garantir que os medicamentos fiquem disponíveis no próprio local de atendimento, facilitando o acesso dos profissionais da enfermagem a eles”, destaca a gerente.
“Ao contar com uma solução que faz automaticamente a dispensação dos medicamentos e a distribuição de prescrições personalizadas, as equipes do hospital passam a ter mais tempo para o atendimento dos pacientes”, completa Moron.

Dados técnicos
CAF
Passou de 56,83m² para 138,19m²
Uma ampliação de 81,36 m² (144%)

Farmácia de Produção
Passou de 78,17m² para 138,76m²
Uma ampliação de 60,59m² (78%)

Deixe uma resposta