Hospital Unimed Bauru é um dos primeiros do Estado a realizar cirurgias torácicas robóticas

0
539
Na foto, da esquerda para a direita os médicos Fernando Henrique Machado de Carvalho Zylbersztejn, André Amate Neto, Alessandro W. Mariani, Tales Rubens de Nadai e Sebastião Antonio Beneti

O Hospital Unimed Bauru realizou, no último mês, três cirurgias torácicas robóticas para tratamento de doenças pulmonares, colocando a cidade de Bauru entre as primeiras de São Paulo a oferecer esse tipo de procedimento.

Os médicos responsáveis por essa inovação foram os cirurgiões Tales Rubens de Nadai e Sebastião Antônio Benetti, juntamente com sua equipe. “As cirurgias aconteceram após treinamento que realizamos no Hospital Albert Einstein em São Paulo, com certificação no Rio de Janeiro”, explica Tales.

Os médicos se prepararam por cerca de um ano para a realização das cirurgias. “Nossa parceria com a Unimed Bauru possibilitou que a cidade se tornasse a terceira do Estado de São Paulo a realizar esses procedimentos por cirurgia robótica, o que é considerado um grande avanço em nossa área de atuação”.

Ele utilizou a tecnologia do robô Da Vinci Xi, disponível no HUB. Equipado com quatro braços totalmente automatizados, ele é comandado pelo médico de maneira remota, através de controladores tipo “joystick”. Este sistema reproduz os movimentos para os instrumentos robóticos, que se tornam mais precisos e podem alcançar áreas de difícil acesso ao punho humano.

A cirurgia robótica permite ao médico obter resultados ainda melhores, com menor manipulação da área a ser operada. “O tempo de cirurgia é menor e   temos melhor precisão na realização das incisões. Para o paciente, a recuperação é mais rápida e menos dolorida”, destaca Tales.

Deixe uma resposta