Hospital Unimed Bauru é pioneiro em procedimento com laser para próstata aumentada

0
501
Na foto, os médicos Filemon Silva Casafus (cirurgião principal), Alexandre Iscaife (Proctor) e Márcio André Sales (cirurgião auxiliar)

O Hospital Unimed Bauru realizou, no começo de junho, um procedimento inédito e inovador para o tratamento de problemas benignos de próstatas muito volumosas: a Enucleação Endoscópica da Próstata com Holmium Laser (HoLEP). A técnica é uma das mais modernas para este tipo de enfermidade, permitindo remover uma grande quantidade de próstata crescida de maneira minimamente invasiva.
“Toda a zona central da próstata, conhecida como adenoma, é enucleada com o laser para o interior da bexiga. Após isso, utilizamos um aparelho chamado morcelador para retirar o adenoma, em vários fragmentos, sem a necessidade de cortes”, explica o urologista Filemon Silva Casafus, responsável pela cirurgia.
O procedimento atualmente é considerado de alta eficácia para o tratamento da próstata aumentada, já que oferece a vantagem de poder remover uma grande quantidade de tecido prostático sem incisões no corpo, “Além disso, diminui os riscos de sangramento, fornece tecido para análise patológica e minimiza o tempo de permanência no hospital”, frisa Casafus
No interior de São Paulo, o Hospital Unimed Bauru é o quarto a realizar esse tipo de cirurgia, depois do Hospital Vera Cruz de Campinas, o Hospital São Lucas de Ribeirão Preto e o Hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto. O procedimento no HUB teve à frente o urologista Filemon Silva Casafus (cirurgião principal) e contou com a participação dos médicos Alexandre Iscaife (Proctor) e Márcio André Sales (cirurgião auxiliar).
Cerca de 40% dos homens com idade superior a 60 anos podem ser acometidos pela Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), também conhecida como próstata aumentada. Ela é uma das principais causas de problemas urinários. À medida que o organismo envelhece, os sintomas desta condição pioram. Por isso, é necessário fazer intervenções cirúrgicas para eliminar o excesso de tecido e liberar o canal da uretra para a passagem da urina.
“Nós, do Hospital Unimed Bauru, estamos sempre em busca de inovações, investindo em tecnologia e em capacitação de nossos profissionais, com o objetivo de oferecer aos nossos beneficiários atendimento de qualidade, procedimentos seguros e que garantam uma excelente recuperação. Foi assim com a cirurgia robótica e está sendo assim com a técnica para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), conhecida como HoLEP. Somos um dos pioneiros na utilização dessa técnica no interior do Estado”, destaca Roberson Antequera Moron, diretor superintendente do HUB.
Crédito: Divulgação/Unimed Bauru

Deixe uma resposta