Hospital Unimed Bauru e Nutrisaúde mudam o conceito de “comida de hospital”

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A gastronomia hospitalar muda o conceito de "comida de hospital", apresentando ao paciente uma nova maneira de se alimentar

O Hospital Unimed Bauru implantou neste mês um novo conceito de alimentação para seus pacientes – a gastronomia hospitalar. Ela tem como objetivo preservar e/ou recuperar o estado nutricional do paciente, apostando em um conjunto de ações que engloba desde o preparo até a entrega dos pratos.

Levando em conta o universo de atendimento médico, esse novo conceito trabalha o valor de uma alimentação nutricionalmente adequada e semelhante ao dia a dia de cada indivíduo. “Nosso intuito é proporcionar aos pacientes internados momentos de afeto e prazer com relação à alimentação, entregando a eles comida de qualidade, com uma boa apresentação e na temperatura ideal”, explica a coordenadora de Nutrição do HUB, Graziele de Mele Toledo Murari.

Para atingir o máximo de qualidade na entrega das refeições aos pacientes, o HUB, em parceria com a Nutrisaúde, empresa terceirizada que atende a instituição, adquiriu oito unidades do carrinho de transporte Happy Cart. Fabricado na Coréia do Sul, ele é um equipamento de alta tecnologia, que permite manter duas temperaturas na mesma bandeja (quente e fria). Dessa forma, tanto o prato principal chega na temperatura adequada, quanto as saladas e sobremesas.

Motorizado, o equipamento não requer esforço das copeiras no transporte. Ele pode ser guiado com apenas uma mão e é possível puxá-lo pelo percurso, permitindo maior visibilidade pelo caminho. “O equipamento possui ainda câmera para auxiliar nas manobras”, explica Silvia Munhoz, gestora da Nutrisaúde.

Um deles tem capacidade para 54 bandejas e é o maior exemplar do Brasil. Apesar de pesar 430kg, ele é fácil de manipular e permite a entrega de uma só vez de várias refeições pelo hospital, agilizando o processo.

Outra vantagem oferecida pelo equipamento é que ele garante a segurança alimentar ao paciente, já que as bandejas são montadas na cozinha, sob supervisão das nutricionistas, e armazenadas em seguida no carrinho, o que evita erro de montagem e proporciona melhor controle dos pratos. “Temos sete nutricionistas no hospital, que trabalham com foco na qualidade e segurança do paciente”, explica Graziele.

De acordo com o diretor técnico do Hospital Unimed Bauru, o médico João Trentini, o investimento na aquisição dos carrinhos é mais um item que eleva o padrão de qualidade no atendimento. “Temos como foco manter no mais alto nível os cuidados com nossos beneficiários. Por isso, investimos em todos os detalhes para tornar a sua experiência aqui a mais positiva possível”, destaca.

Silvia Munhoz (gestora da Nutrisaúde), João Trentini (diretor técnico do HUB) e Graziele Murari (coordenadora de nutrição do HUB) mostram um dos exemplares do carrinho Happy Cart
O carrinho possui compartimentos quente e frio, para manter a refeição na temperatura ideal até a hora de servir
A copeira Neusa Malta Rodrigues Carvalho conduz o carrinho com facilidade para levar as refeições nos quartos dos pacientes

 

 

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