Hospital Beneficência Portuguesa comemora 94 anos e moderniza estrutura para atender a novas demandas

0
158

Na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru comemora 94 anos de existência. Para celebrar a data, a Associação Beneficente Portuguesa de Bauru irá realizar uma solenidade no Salão Nobre da instituição, com a presença de importantes nomes da comunidade portuguesa, além da diretoria do hospital. “É uma grande alegria fazer parte dessa cerimônia e acompanhar o desenvolvimento sólido da instituição, pautado nos princípios de respeito e acolhimento, ética e desenvolvimento”, salienta o diretor superintendente do Hospital, o médico Enidélcio de Jesus Sartori.
Nos últimos dois anos, a Beneficência viveu um momento intenso de sua história. Foi um período de dura batalha contra a Covid-19, no qual direção, médicos e colaboradores precisaram se adaptar a uma nova doença, a uma pandemia e intensificar esforços para salvar centenas de vidas. Ao mesmo tempo, a instituição recebeu investimentos para a ampliação de serviços e de atendimento, modernizando sua estrutura.
“O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru sempre prestou relevantes serviços à comunidade e, nestes últimos anos, ganhamos um importante reforço, com a chegada da Compliance, que tem feito um trabalho excepcional na administração de nosso hospital”, salienta a presidente da Diretoria Executiva da Associação Beneficente Portuguesa, Ana Christina Ferreira.
Entre os novos serviços inaugurados recentemente está a Maternidade, que possui acomodações individuais e coletivas, além de berçário, sala de vacina e UTIs neonatal e pediátrica. E o Pronto Atendimento Infantil, que desde o final do ano passado realiza procedimentos de urgência e emergência com equipe capacitada e atendimento 24 horas.
Ainda em 2021, foi inaugurado o Centro Médico Ambulatorial (CMA), setor com 12 consultórios e uma sala de procedimento. O objetivo, de acordo com o diretor superintendente da instituição, foi promover uma assistência integral aos pacientes. “O CMA disponibiliza consultas para acompanhamento, prevenção e controle de doenças, além de oferecer uma abordagem pré e pós-hospitalar para adultos e crianças”, explica.
Com 120 leitos e cerca de 500 funcionários, o Hospital é uma das principais referências em saúde na região. Atende em diversas áreas da medicina, com suporte completo composto por consultórios, centro cirúrgico, UTI, pronto-atendimento, hemodinâmica e laboratório de análises clínicas.
Conheça a história da Beneficência
O Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru começou a ser planejado no início do século XX, com a instituição da Sociedade Beneficente Portuguesa. A época também era difícil para a saúde pública, com epidemia de malária em Bauru.
Em 1914 foi fundada a primeira Sociedade Beneficente Portuguesa de Bauru, que funcionava em uma pequena casa à Rua Virgílio Malta. Após comprar um terreno na região dos Altos da Cidade, o grupo deu início ao projeto do tão sonhado hospital. A pedra fundamental da obra foi lançada em 12 de outubro de 1925 e, quase três anos depois, no dia 10 de junho de 1928, o empreendimento foi inaugurado com o nome de Hospital São José da Beneficência Portuguesa.
Neste dia também é comemorado o Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, além de ser aniversário de morte do escritor Luís Vaz de Camões, considerado o principal nome da literatura em língua portuguesa na história. Autor do poema épico “Os Lusíadas”, contando a saga de Portugal nas grandes navegações nos séculos 15 e 16, Camões morreu em 10 de junho de 1580.

 

Deixe uma resposta