Homenagem | 80 anos do Rotary Club de Bauru

0
1886

O Rotary Club de Bauru foi fundado pelo americano James Henry Francis Roth, mais conhecido como Jim Roth, que veio ao Brasil em 1921, como cônsul em Recife e também como representante do Rotary International, para incentivar a fundação de Rotary Clubs. Acabou percorrendo todo o Brasil, fundando 70 Rotary Clubs e colaborando na fundação de mais 12. No dia 30, no Hotel Central, realizou-se a primeira reunião ordinária. O primeiro quadro social foi formado por 21 associados.
Em 1938, sob a liderança de Dona Violeta Loureiro de Carvalho, esposa do companheiro Alencar de Carvalho, presidente do clube, foi fundada a Casa da Amizade, que serviu de exemplo para a fundação de outras. Por bom tempo as reuniões se realizaram no Hotel Central, depois no Automóvel Clube, no Bauru Tênis Clube, no Restaurante 21, na Associação Luso Brasileira, em sala cedida pelo companheiro Ary e, finalmente na Legião Mirim de Bauru, seu principal projeto humanitário. O primeiro presidente foi Alfredo de Castilho, diretor da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Ao longo dos seus oitenta anos o clube marcou a sua presença na sociedade bauruense pela participação em iniciativas requeridas pelo crescimento da cidade. Hospitais, clubes sociais, órgãos públicos regionais, obras de caráter humanitário, distrito industrial etc. Grandes figuras da sociedade bauruense têm feito parte de seu quadro social. Sua obra principal é a Legião Mirim de Bauru, fundada em 1960, por iniciativa do rotariano Délio Hermes de Oliveira Coragem, que foi seu primeiro presidente por longos anos. Sucedido na presidência por Itamar Crivelli, Antonio Carlos Martins e atualmente por Murilo Martha Aiello, a Legião já deu assistência e encaminhou para o trabalho dezenas de milhares de menores carentes. Outra iniciativa importante foi a construção da escola de educação fundamental da Vila Santa Luzia, que foi entregue para manutenção pelo SESI.

Deixe uma resposta