HEMOVIDA ACENDE O ALERTA. 🩸Doe sangue.

0
649

Hemovida acende o alerta: frio e pandemia diminuem o estoque de sangue e é preciso repor
Junho chegou e, com ele, veio o frio. Época que os bancos de sangue costumam ficar com os estoques críticos. E, neste ano, há mais um agravante: a pandemia de coronavírus, que tem mudado a rotina da população de uma maneira nunca vista. Por isso, a Campanha Junho Vermelho tem, neste 2020, uma relevância ainda maior.
O Banco de Sangue Hemovida de Bauru atende aos três hospitais particulares da cidade. São seis Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), quatro Pronto Atendimentos, duas maternidades, além das enfermarias. “Todos os grupos sanguíneos são necessários, porque já houve uma diminuição do nosso estoque”, destaca a médica hematologista Claudia Assato, coordenadora do banco de sangue.
No próximo dia 14 comemora-se do Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho é escolhido para simbolizar a mobilização em torno da importância da doação de sangue. “Estamos sempre necessitando da colaboração da sociedade, mas nessa época do ano, as doações costumam diminuir. Por isso, foi instituído o Junho Vermelho, como sinal de alerta para lembrar as pessoas de procurar os bancos de sangue”, explica a médica.
Para melhor atender aos doadores, o Hemovida está em um novo espaço dentro do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, com entrada pela rua Gustavo Maciel, quadra 15.
Se preferir, é possível agendar horário para fazer a doação. Basta ligar para 3223-6933 ou 3208-4561. Todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 estão sendo seguidos, por isso, basta ir de máscara ao local.
O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h30 às 16h e é disponibilizado estacionamento para os doadores.


Quem pode doar?
Pessoas que estejam com boa saúde e idade entre 16 até 69 anos
Pesar acima de 50 quilos e dormir bem na noite anterior a doação (6 horas no mínimo)
Ficar pelo menos 12 horas antes da doação sem ingerir bebida alcoólica
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
Apresentar documento original: RG, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira de motorista (dentro do prazo de validade) com foto
Não apresentar nenhum sintoma de febre amarela, dengue, zika, sarampo e chikungunya, nos últimos 30 dias.

Deixe uma resposta