HC volta a ter 40 leitos de enfermaria; reunião hoje discute ‘novela’ das UTIs

0
513
HC voltou a ter 40 leitos clínicos, o mesmo número de quando foi aberto, em meados de 2020; expectativa, agora, é pelas UTIs / Crédito: Aceituno Jr.

Após reabertura de vagas clínicas para Covid, Estado, município e Famesp voltam a debater atendimento a pacientes graves

O hospital de campanha instalado no Hospital das Clínicas (HC) da USP de Bauru voltou a contar com 40 leitos de enfermaria para Covid-19, contingente que apresentava até outubro do ano passado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado. A abertura das 10 UTIs na unidade, contudo, ainda segue indefinida e a expectativa é de que uma reunião nesta quarta-feira (17), entre município, Famesp, Estado e Poder Judiciário, defina detalhes para que, enfim, os leitos de terapia intensiva saiam do papel. Nesta terça (16), a taxa de ocupação do HC era de 77%.

Em julho de 2020, quando foi aberto, o hospital contava com 40 leitos de enfermaria, mas, com a queda de casos no fim do ano passado, o Estado decidiu otimizar recursos e fechou metade dessas vagas, que caíram para 20, a partir de novembro. Na época, parte do pessoal que possuía contrato temporário foi dispensada pela Famesp.

A situação começou a ser revertida após o agravamento da pandemia na cidade, no início deste ano. Na última semana de janeiro, 10 leitos clínicos foram reativados pelo Estado no local. E, nos últimos dias, mais 10 enfermarias foram reabertas, retornando ao contingente inicial.

A Famesp, inclusive, divulgou nesta segunda (15) um comunicado informando que tem recebido currículos de profissionais para fins de contratação emergencial voltada ao HC.

TERAPIA INTENSIVA

A expectativa, agora, é de que Estado, município e Famesp cheguem a um consenso e definam os detalhes para a abertura dos 10 leitos de UTI Covid-19 no local. Vagas estas que são cogitadas desde 2020 e que foram prometidas pelo governo estadual em um “pacote”, anunciado em fevereiro deste ano.

Conforme o JC noticiou, as 10 UTIs resultam de ação judicial e serão custeadas pela prefeitura, em convênio de auxílio financeiro a ser firmado com Estado e Famesp por três meses. O município pagará R$ 1,6 mil (valor do SUS) pela diária de cada um dos leitos e a fundação ficou responsável pela instalação e operacionalização.

Secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias tinha expectativa de que a UTI no HC fosse liberada na segunda quinzena de março. “Infelizmente, ainda faltam definir algum pontos importantes, como a falta de alguns monitores e a instalação da hemodiálise, já que muitos pacientes da Covid desenvolvem insuficiência renal”, comenta o secretário. “Meu sonho era de que este hospital já estivesse em funcionamento. Mas, talvez, isso ocorra apenas na metade do mês que vem”.

Sobre o assunto, o Estado apenas confirma que as tratativas entre município e a Famesp estão em andamento.

JUSTIÇA DETERMINOU

A reunião desta quarta surge como uma mobilização que visa atender também uma determinação da 1.ª Vara da Fazenda Pública, da última sexta-feira (12), para que os três entes responsáveis pela Saúde na cidade – prefeitura, Estado e Famesp – providenciem a criação dos 10 leitos no prazo de 30 dias, sob pena de novo bloqueio judicial de verbas públicas.

HE e ‘mini hospital’

Ontem, 10 pacientes aguardavam no ‘mini hospital’ por vagas de UTIs e 13 por enfermarias / Crédito: Malavolta Jr./JC Imagens

Além das vagas a pacientes graves no HC, Bauru também aguarda a instalação de mais duas UTIs Covid-19 no Hospital Estadual (HE), que, hoje, opera com 58 leitos do tipo e mais 68 clínicos. Nesta terça (16), a ocupação na unidade era de 100% na terapia intensiva e de 81% na enfermaria.

A cidade também conta com mais 53 leitos no “mini hospital”, instalado no Pronto-Socorro Central (PSC) e no Posto de Atendimento da Covid-19 (PAC). Até a tarde desta terça (16), 23 pacientes aguardavam no local a internação em hospitais, sendo 10 em UTI e 13 em enfermaria.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2021/03/753034-hc-volta-a-ter-40-leitos-de-enfermaria–reuniao-hoje-discute–novela–das-utis.html#.YFHdPHtLFWI.whatsapp

Deixe uma resposta