fbpx

Fiscalização, prevenção e combate à doenças – conheça o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses

Bauru, 05 de março de 2021

Alocada na Divisão de Vigilância Ambiental do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde do município está o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), seção mais conhecida pelo resgate de pets em situação de sofrimento e maus-tratos. Porém, o principal serviço da seção é o recolhimento e o direcionamento do estudo de animais passíveis de transmitir doenças, as chamadas zoonoses.

As zoonoses são as doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por diversas bactérias, parasitas, fungos e vírus. Cachorros, gatos, carrapatos, macacos, ratos e morcegos são alguns exemplos de possíveis hospedeiros dos causadores dessas doenças. As zoonoses são consideradas situação de saúde pública e, por isso, existem programas estaduais, regionais e municipais de prevenção e combate a essas doenças.

Raiva, febre amarela, leishmaniose, leptospirose e toxoplasmose são zoonoses que podem ser fatais e, portanto, para combatê-las, é necessário esforços tanto da vigilância quanto da comunidade (veja nos folhetos como combater diferentes zoonoses). No caso de algumas doenças, a higienização do ambiente e pessoal são as formas mais adequadas de prevenção. Além disso, é importante manter as vacinas dos pets em dia.

Para outras doenças, é importante manter casas dedetizadas e terrenos limpos, evitando a proliferação dos chamados animais sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, contra a vontade deste, diferindo dos animais domésticos), pois eles necessitam dos 3 As (água, alimento e abrigo) para sobrevivência. Alguns exemplos de animais sinantrópicos são aranhas, baratas, carrapatos, escorpiões, formigas, morcegos, mosquitos e ratos.

Como a água não é um fator limitante no nosso meio, ela recebe uma atenção especial, e dentro da Divisão de Vigilância Ambiental quem cuida disso é a Seção de Ações do Meio Ambiente (SAMA), que fiscaliza a qualidade da água servida a comunidade e cuida de áreas contaminadas. No que se trata da prevenção e combate a Dengue, as duas seções trabalham juntas fiscalizando residências e orientando a comunidade.

Todo animal recolhido pelo CCZ é testado e seu estudo direcionado para laboratórios especializados. Já os pets resgatados, são cuidados e tratados na própria sede e disponibilizados para adoção. A sede do CCZ conta com um ambulatório, sala de cirurgia para castração dos pets recolhidos, canil, gatil e viaturas para resgate de animais.

Os serviços do Centro de Controle de Zoonoses podem ser contatados pelo telefone (014) 3103 8050 e a sede se encontra na Rua Henrique Hunzicker, quadra 01 s/nº, Jardim Bom Samaritano.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress
WhatsApp chat

Compartilhe esta notícia!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X