Filma Bauru está com oficinas abertas para alunos de escolas públicas

0
385

O 5.° Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior está oferecendo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, uma oficina gratuita de criação de curtas-metragens para estudantes do ensino médio de escolas públicas de Bauru. As inscrições estão abertas até 27 de agosto, no site www.filmabauru.com.br


A oficina consiste em quatro aulas presenciais, programadas para os dias 5, 12, 19 e 26 de setembro, das 14h às 18h, na Pracinha da Cultura (antigo CEU das Artes), que fica na rua Maria José Silvério dos Santos, quarteirão 2, no Núcleo Habitacional Arlindo Viana.

O conteúdo abrange os princípios do processo de produção audiovisual, estrutura de roteiro, produção, uso de equipamentos de áudio e som, e práticas básicas de edição.

A iniciativa visa ampliar o público para produções cinematográficas regionais, descentralizando atividades culturais historicamente concentradas nas capitais e também realizar ações formativas gratuitas, além de mostras competitivas e não-competitivas de curtas-metragens produzidos nos últimos três anos no Interior e Litoral do Estado, excluindo a Capital.

O evento pretende ainda culminar na exibição dos curtas realizados durante a oficina em sala de cinema durante a cerimônia de encerramento do 5.° Filma Bauru, no dia 7 de outubro, e também no YouTube.

A oficina segue um cronograma estruturado em quatro dias. No primeiro, os participantes serão apresentados aos princípios fundamentais do processo de produção audiovisual e conhecerão as etapas e principais áreas desse setor. Na segunda aula, serão abordados aspectos da pré-produção, incluindo a estrutura de um roteiro, como escrevê-lo e as demandas de produção de uma obra audiovisual.

A escrita coletiva do roteiro do curta-metragem também terá início. Na terceira aula, será focada a produção, explorando o uso de equipamentos de áudio e som para a gravação de materiais audiovisuais. Por fim, a última aula abordará a pós-produção de um curta-metragem, incluindo práticas básicas de edição.

Conteúdo e cronograma

Dia 1 – 05/09 – Introdução
Apresentação dos princípios fundamentais do processo de produção audiovisual e conhecer as etapas de produção e as principais áreas que compõem o setor.

Dia 2 – 12/09 – Pré-produção: roteiro e viabilização
Estudo da estrutura de um roteiro clássico, como escrever um roteiro e quais as demandas de produção de uma obra audiovisual. Início da escrita coletiva do roteiro do curta-metragem e finalização do primeiro tratamento do roteiro do curta-metragem.

Dia 3 – 19/09 – Produção
Abordagem do uso de equipamentos de áudio e som para a gravação de materiais audiovisuais a partir de um roteiro. Gravação de imagens que, após a montagem, farão parte do curta-metragem.

Dia 4 – 26/09 – Pós-produção
Processo de pós-produção de um curta-metragem, com prática de ferramentas básicas de edição.

SERVIÇO

Oficina Gratuita de Criação de Curtas-Metragens
Inscrições até 27 agosto
Data da Oficina – 5, 12, 19 e 26 de setembro (terças-feiras)
Horário – das 14h às 18h
Local da Oficina – Pracinha da Cultura (Antigo CEU das Artes)
Vagas Disponíveis – 15 vagas para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Bauru
Inscrições em www.filmabauru.com.br

fonte: https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=43458

Deixe uma resposta