Festival Quilombo Groove traz nesta quarta violeiro Levi Ramiro

0
973

O Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” terá, nesta quarta-feira (9), a partir das 19h, intervenções teatrais, show gratuito com o violeiro Levi Ramiro, exibição de curtas metragens, com roda de conversa com Mario de Almeida e Domingos de Salvi, mediada pelo jornalista Ricardo Polettini. 

O debate ficará por conta do documentarista da Cultura Popular Mário de Almeida, que desde 2004 pesquisa o universo viola caipira. Em 2013 dirigiu e produziu o curta “REIS – Os Violeiros de Palmital”, documentário sobre a importância da viola caipira na Festa de Reis de Palmital-SP, que foi selecionado para diversos festivais e mostras no Brasil e no mundo. Em 2017 finalizou o documentário “A mão direita do Itapuã”, lançado na plataforma web e “Tudo É Pagode” que trata da busca do músico e pesquisador Saulo Alves por desvendar aspectos da criação do ritmo do pagode sertanejo. Atualmente, com seu estúdio Maravilha Filmes, além de “Viola Perpétua”, realiza outros projetos de documentário sobre cultura caipira.

Outro participante será o violeiro e pesquisador de cultura popular, Domingos de Salvi. Músico e professor de viola caipira, Salvi é coordenador do projeto ‘Viola Intergerações’, pesquisa audiovisual sobre a presença da viola no cotidiano de tocadores, luthiers e grupos culturais do interior do estado de SP. Entre seus mestres de formação estão João Paulo Amaral, com quem estudou Viola Caipira no Centro Musical Tom Jobim – Universidade Livre de Música em São Paulo e Roberto Corrêa, seu atual professor de Viola Caipira, na Escola de Música de Brasília (CEP). Desde 2016, integra a equipe do projeto Intergerações Viola Paulista, desenvolvendo atividades de formação, pesquisa e produção audiovisual no interior do estado de São Paulo por meio de Oficinas de Documentário, Viola e Canção, a registrar narrativas de luthiers, violeiros e violeiras e grupos da cultura popular. Desta iniciativa já resultaram a produção e circulação de 12 documentários sobre o universo da construção e das práticas musicais relacionadas à viola.

Para fechar e abrilhantar a noite, o violeiro e luthier Levi Ramiro promete encantar o público com suas composições poéticas, trazendo a simplicidade da vida interiorana, em canções e instrumentais com sua viola de dez cordas. Levi Ramiro passeia com maestria e sensibilidade, tocando, cantando e fabricando seus instrumentos. Natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, o violeiro e artesão é conhecido por tocar instrumentos que ele próprio fabrica como as violas de cabaça. Com base nos valores da cultura popular e misturando elementos que formam nossa música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições a poesia e simplicidade da vida interiorana. Músicas registradas até aqui em dez álbuns autorais e em álbuns de outros artistas. Autodidata, iniciou-se na música tocando violão popular. No começo da década de noventa adota a viola como principal instrumento absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical tanto na arte de tocar como fabricar este instrumento. Além de outros três grupos, Levi Ramiro, ao lado do amigo Paulo Freire, representando a Viola do Sertão e a Viola Caipira, circularam por todos os Estados do Brasil.

SERVIÇO

O Festival Quilombo Groove é gratuito e aberto a toda população. A programação do evento vai até o dia 13 de maio, com apresentações de grupos de viola, samba de bumbo, DJs, exposições artísticas, filmes e debates sobre arte, cultura e políticas culturais. Tudo num verdadeiro quilombo onde a diversidade, o respeito pela cultura do outro e as misturas serão as respostas às questões como: intolerância, preconceito, xenofobia entre outras mazelas deste momento histórico.

Em sua terceira edição, o Projeto Quilombo Groove é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura; Proac com apoio da Prefeitura Municipal de Bauru e Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações no site https://quilombogroove.com.br/.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Cultura/2018/05/festival-quilombo-groove-traz-nesta-quarta-violeiro-levi-ramiro.html

Deixe uma resposta