A Festa do Sanduíche Bauru, realizada no Parque Vitória Régia durante o megaevento Viva Bauru, superou as expectativas. Ao total, foram comercializados mais de 25 mil sanduíches bauru. Assim como nas edições anteriores, toda a renda arrecadada com a venda do lanche será revertida para as 28 entidades parceiras lideradas pela Associação das Entidades de Promoção e Assistência Social (Aeaps).
“Para se ter uma ideia, os voluntários não pararam um minuto sequer durante todo o feriado [nessa terça-1]. Em certo momento da festa, precisamos buscar mais pão, o que não aconteceu no ano passado”, revela o vice-presidente da Aeaps, Edmilson Arias Pinotti. “Além do consumo no parque, houve muita retirada nas barracas, de pessoas que levaram o lanche para apreciar no conforto de suas casas”, acrescenta.
A Festa do Sanduíche ocorreu no gramado atrás do anfiteatro do Vitória, onde também estava o estande do “Bauruzinho”, ação de Fernando Mantovani, e o Bar Bauru, espaço temático que evidenciou a gastronomia e a receita do verdadeiro bauru, fazendo homenagens a personalidades que contribuem para a festa e à preservação da memória do lanche. Marquinho do Skinão, inclusive, recebeu título de embaixador do sanduíche.
Neste feriado de megaevento, inclusive, o que se viu foram mesas lotadas. Famílias e amigos aproveitaram o clima festivo para apreciar a iguaria mais famosa da cidade. O público, aliás, ocupou o parque todo para curtir os shows musicais, atividades culturais, educativas e de lazer, além das barracas de comida e bebida. Opções que atraíram pessoas de todas as idades.
É o caso dos pequenos Felipe Almeida, 5 anos, e Sarah de Luna Lazzarotto, 7. O menino acompanhado dos pais Cassiano Almeida e Yumi Hashimoto, e a menina dos pais Cristian e Daysa Lazzarotto. “Desde neném, trago ela para brincar na festa. Ela não para um minuto. Adora os shows, os brinquedos”, aponta Daysa.
ESPECIAL
Para o prefeito Clodoaldo Gazzetta, o Viva Bauru deste ano foi especial em razão da conquista da Faculdade de Medicina. “Isso vem a coroar uma parceria que fizemos, desde o início do mandato, trazendo forças dos governos estadual e federal, e de deputados da cidade”, cita. “Além disso, a festa é muito bacana porque envolve a família bauruense”, acrescenta.
Secretário de Cultura, Luiz Fonseca também ressaltou o aspecto familiar e social da megafesta. “Nunca imaginei fazer parte deste evento grandioso. Me sinto honrado. É uma festa cultural, para a família, dos 8 aos 80 [anos]”, pontua.
‘TRANSFORMAÇÃO’
Diretor do Senai de Bauru, Ademir Redondo destaca o aspecto de conversão envolvido no Viva Bauru. “Nosso objetivo não é somente formar um profissional, mas também o caráter desse ser humano. A gente percebe que os alunos que ajudaram a confeccionar o Big Bolo, passam por uma transformação, justamente por estarem inseridos no processo de formação de um ambiente positivo para a cidade”.
LIMPEZA
Samantha Ciuffa |
Funcionários da Emdurb: Valmir Saraiva, Thalita Rodrigues, Josiane Oliveira, Aparecido da Silva, Vanessa Guimaro e Ester Ribeiro, ontem, no último dia de Viva Bauru de 2017 |
Servidores da Emdurb também trabalharam, todos os dias, na limpeza do Vitória Régia. Eles são responsáveis, assim como os funcionários da Estre Ambiental, por manter o parque limpo o tempo todo. O ação serve para conscientizar o público, que, ao ver o ambiente organizado e sem nenhum detrito, se sente constrangido em jogar lixo no chão. Um trabalho eficiente.
Quem fez a festa
O megaevento anual de aniversário de Bauru e do Jornal da Cidade é uma realização do próprio JC, Prefeitura Municipal e Rede Confiança Supermercados com patrocínio da Estre Ambiental, Unimed Bauru, Transurb, Cart-Invepar e Mondelli. A festa conta, ainda, com parceria da Alpha Secure, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, Bauru Painéis, Lume Light, Confraria Fernandes, Marca Empreendimentos e Participações, Bauru Pocket, 96FM e JCNET. Os parceiros sociais são a Bunge Pro, Anaconda, Moinho Santa Clara, Padaria Copacabana, Kibon, Hulala, Mauri, Docepan, Vispan, Imagem Papelaria, De Bike, Campesca e Centrinho-USP. A atuação organizacional é da Aeaps, Sebes, Sedecon, Comtur, Semma e Secretaria Municipal de Cultura e a atuação social é do Senac, Sesc, Sesi/Senai, Sest/Senat, Emdurb, DAE, Prata, Grupo Voluntários em Ação, Grupo Escoteiro Guia Lopes, Grupo Escoteiro Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Tiro de Guerra. O Viva Bauru tem, ainda, como seus parceiros de mídia a Record Paulista, TV Preve, Polvo, TV FIB, TV Unesp e Rádio Auriverde. O planejamento do evento é da Projeto Cidade. |