Ícone do site Revista Atenção

Festa do Sanduíche: êxito solidário

A Festa do Sanduíche Bauru, realizada no Parque Vitória Régia durante o megaevento Viva Bauru, superou as expectativas. Ao total, foram comercializados mais de 25 mil sanduíches bauru. Assim como nas edições anteriores, toda a renda arrecadada com a venda do lanche será revertida para as 28 entidades parceiras lideradas pela Associação das Entidades de Promoção e Assistência Social (Aeaps).

“Para se ter uma ideia, os voluntários não pararam um minuto sequer durante todo o feriado [nessa terça-1]. Em certo momento da festa, precisamos buscar mais pão, o que não aconteceu no ano passado”, revela o vice-presidente da Aeaps, Edmilson Arias Pinotti. “Além do consumo no parque, houve muita retirada nas barracas, de pessoas que levaram o lanche para apreciar no conforto de suas casas”, acrescenta.

A Festa do Sanduíche ocorreu no gramado atrás do anfiteatro do Vitória, onde também estava o estande do “Bauruzinho”, ação de Fernando Mantovani, e o Bar Bauru, espaço temático que evidenciou a gastronomia e a receita do verdadeiro bauru, fazendo homenagens a personalidades que contribuem para a festa e à preservação da memória do lanche. Marquinho do Skinão, inclusive, recebeu título de embaixador do sanduíche.

Neste feriado de megaevento, inclusive, o que se viu foram mesas lotadas. Famílias e amigos aproveitaram o clima festivo para apreciar a iguaria mais famosa da cidade. O público, aliás, ocupou o parque todo para curtir os shows musicais, atividades culturais, educativas e de lazer, além das barracas de comida e bebida. Opções que atraíram pessoas de todas as idades.

É o caso dos pequenos Felipe Almeida, 5 anos, e Sarah de Luna Lazzarotto, 7. O menino acompanhado dos pais Cassiano Almeida e Yumi Hashimoto, e a menina dos pais Cristian e Daysa Lazzarotto. “Desde neném, trago ela para brincar na festa. Ela não para um minuto. Adora os shows, os brinquedos”, aponta Daysa.

ESPECIAL

Para o prefeito Clodoaldo Gazzetta, o Viva Bauru deste ano foi especial em razão da conquista da Faculdade de Medicina. “Isso vem a coroar uma parceria que fizemos, desde o início do mandato, trazendo forças dos governos estadual e federal, e de deputados da cidade”, cita. “Além disso, a festa é muito bacana porque envolve a família bauruense”, acrescenta.

Secretário de Cultura, Luiz Fonseca também ressaltou o aspecto familiar e social da megafesta. “Nunca imaginei fazer parte deste evento grandioso. Me sinto honrado. É uma festa cultural, para a família, dos 8 aos 80 [anos]”, pontua.

‘TRANSFORMAÇÃO’

Diretor do Senai de Bauru, Ademir Redondo destaca o aspecto de conversão envolvido no Viva Bauru. “Nosso objetivo não é somente formar um profissional, mas também o caráter desse ser humano. A gente percebe que os alunos que ajudaram a confeccionar o Big Bolo, passam por uma transformação, justamente por estarem inseridos no processo de formação de um ambiente positivo para a cidade”.

LIMPEZA

Samantha Ciuffa
Funcionários da Emdurb: Valmir Saraiva, Thalita Rodrigues, Josiane Oliveira, Aparecido da Silva, Vanessa Guimaro e Ester Ribeiro, ontem, no último dia de Viva Bauru de 2017

Servidores da Emdurb também trabalharam, todos os dias, na limpeza do Vitória Régia. Eles são responsáveis, assim como os funcionários da Estre Ambiental, por manter o parque limpo o tempo todo. O ação serve para conscientizar o público, que, ao ver o ambiente organizado e sem nenhum detrito, se sente constrangido em jogar lixo no chão. Um trabalho eficiente.

Quem fez a festa

O megaevento anual de aniversário de Bauru e do Jornal da Cidade é uma realização do próprio JC, Prefeitura Municipal e Rede Confiança Supermercados com patrocínio da Estre Ambiental, Unimed Bauru, Transurb, Cart-Invepar e Mondelli. A festa conta, ainda, com parceria da Alpha Secure, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Bauru, Bauru Painéis, Lume Light, Confraria Fernandes, Marca Empreendimentos e Participações, Bauru Pocket, 96FM e JCNET. Os parceiros sociais são a Bunge Pro, Anaconda, Moinho Santa Clara, Padaria Copacabana, Kibon, Hulala, Mauri, Docepan, Vispan, Imagem Papelaria, De Bike, Campesca e Centrinho-USP. A atuação organizacional é da Aeaps, Sebes, Sedecon, Comtur, Semma e Secretaria Municipal de Cultura e a atuação social é do Senac, Sesc, Sesi/Senai, Sest/Senat, Emdurb, DAE, Prata, Grupo Voluntários em Ação, Grupo Escoteiro Guia Lopes, Grupo Escoteiro Tiradentes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Tiro de Guerra. O Viva Bauru tem, ainda, como seus parceiros de mídia a Record Paulista, TV Preve, Polvo, TV FIB, TV Unesp e Rádio Auriverde. O planejamento do evento é da Projeto Cidade.

Sair da versão mobile