Festa de São Pedro encerra as celebrações dos santos juninos

0
1385
Missa em homenagem a São Pedro na Paróquia de São Pedro Na foto: Padre Agnaldo Pereira

Já foi Santo Antônio, São João e, agora, é a vez de São Pedro. A festa em homenagem ao dia do primeiro papa da Igreja Católica, que é celebrado hoje, encerra as comemorações dos chamados santos juninos. Por isso, a Paróquia de São Pedro, em Bauru, prepara missas, quermesses e também o tradicional bolo.

É o que destaca o padre Reinaldo Batista da Cunha. De acordo com ele, as homenagens ao santo já começaram na noite de ontem, durante uma missa que se deu na sede da paróquia, na Vila Dutra.

Hoje, às 20h, haverá outra celebração, com a participação do padre Paulo Tavares, que é responsável pela Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Lourdes. Em seguida, a comunidade fará o levantamento da bandeira de São Pedro.

Entre hoje e sábado, a paróquia venderá o bolo em homenagem ao santo a R$ 5,00 o pedaço. O objetivo é angariar recursos para a manutenção do próprio local.

Além disso, nos próximos três sábados, haverá quermesse, na sede da paróquia, a partir das 19h.

BISPO E CARREATA

Neste domingo (1), o bispo da Diocese de Bauru, dom Rubens Sevilha, celebrará uma missa solene, também na paróquia, às 9h.

Depois, os fiéis sairão em carreata pelas ruas do bairro, rumo a uma praça situada no Santa Cândida. Lá, as chaves dos veículos serão abençoadas. “São Pedro é conhecido por carregar as chaves do Céu. É ele quem faz a ligação entre o Céu e a Terra”, justifica.

O SANTO

Segundo a Igreja Católica, São Pedro foi um dos principais apóstolos de Jesus Cristo e o primeiro bispo de Roma – por isso, o seu primeiro papa. Ele seria, até hoje, o detentor do mais longo pontificado da história, de 37 anos.

Antes de se tornar um dos 12 discípulos de Cristo, Pedro era pescador e filho de um homem chamado João ou Jonas. Ele tinha por irmão o também apóstolo André. Pedro e André eram “empresários” da pesca e tinham a sua própria frota de barcos, em sociedade com Tiago, João e o pai deles, Zebedeu.

SERVIÇO

A Paróquia de São Pedro fica na rua da Igreja, 1-55, na Vila Dutra, em Bauru. O telefone é o (14) 3238-1679.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/06/festa-de-sao-pedro-encerra-as-celebracoes-dos-santos-juninos.html

Deixe uma resposta