Febre amarela e feriado derrubam em 40% total de doação de sangue

0
1622
Banco de Sangue Na foto: Valeria Ferreira Nunes Coltri, Assistente Social

Os estoques do Hemonúcleo do Hospital de Base estão ameaçados devido ao Carnaval e à vacinação contra a febre amarela. Tanto que o órgão estima que o número dos doadores tenha caído em até 40%.

É o que revela a assistente social do Hemonúcleo de Bauru, Valéria Ferreira Nunes Coltri. Segundo ela, os dias que antecedem a folia não costumam ser favoráveis porque muitos doadores viajam ou estão ocupados com a volta às aulas. É neste período que acontecem, com maior frequência, incidentes que geram alta da procura.

Outro fator é que, neste ano, a Secretaria de Saúde decidiu intensificar a vacinação contra a febre amarela e traçou força-tarefa para abranger a área rural, com atendimento já realizado em dois sábados: 20 e 27 de janeiro. Ao todo foram abordadas, nessa ação, 1.855 pessoas e aplicadas 913 doses.

A iniciativa também ocorreu no último dia 3, quando todos os postos do município estiveram com equipes para imunização da população. Do total de 2.201 pessoas que compareceram nas unidades, 1.116 foram vacinadas.

Porém, quem foi imunizado nos últimos 30 dias não pode doar sangue. “Desde o início da campanha, creio que a quantidade de doadores tenha caído 10%. Agora, com o Carnaval, essa estimativa sobe para 40%”, argumenta.

Douglas Reis
José Fabiano de Oliveira fez sua doação durante a campanha

ENFRENTAMENTO

Para enfrentar o déficit de doadores, o Hemonúcleo de Bauru sediou a campanha #doevida, que tem o apoio da ViaRondon e do Rotary Club de Bauru (também para captação de doadores de medula óssea).

Embora a iniciativa tenha ocorrido nessa quarta-feira (7), doadores podem procurar o Hemonúcleo na rua Monsenhor Claro, 8-88, até sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Quem participou da campanha, nessa quarta, foi o servidor público José Fabiano de Oliveira, de 37 anos. Desde 2013, ele doa sangue a cada sete meses. “Em menos de dez minutos, consigo fazer o bem sem exigir nada em troca”, finaliza.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/02/febre-amarela-e-feriado-derrubam-em-40-total-de-doacao-de-sangue.html

Deixe uma resposta