Fábricas de Bauru registram crescimento nas exportações

0
967

A Secretaria de Desenvolvimento de Bauru (SP) divulgou um relatório que mostra que a exportação das fábricas da cidade aumentou entre janeiro e julho deste ano.

Os números tomados com base no Ministério da Indústria e Comércio mostram que, no primeiro semestre de 2018, o município gerou um valor aproximado de U$ 140 milhões em exportações.

Isso, segundo o relatório, representa um crescimento de vendas ao exterior de quase 17% em relação ao mesmo período do ano de 2017.

Com esses dados, Bauru passou a ser o 41º na lista dos municípios paulistas com mais exportação entre as 645 cidades do estado.

“Nós temos uma logística muito forte aqui em Bauru, que é o aeroporto e também o porto seco, duas grandes ferramentas do município pra que se consiga ter esse resultado no mercado internacional”, aponta Ariel Barca, diretor de logística da Sedecon.

Entre os países que mais compram das indústrias da cidade estão a Bolívia, as Filipinas e a Espanha. Em algumas dessas indústrias, o índice de exportação conseguiu ser ainda maior do que a média mostrada pela Secretaria.

Este é o caso de uma fábrica que produz mais de 1,4 mil itens diferentes de utilidades domésticas em Bauru. Cerca de 15% de tudo o que é produzido pela empresa tem como destino países da América e da Europa. Sendo assim, 10% da receita da empresa vêm da venda ao exterior que, no acumulado, já cresceu 25% em relação à 2017.

De acordo com Everson Targas, gerente de exportação da empresa, a venda para outros países faz parte da estratégia de negócios.

Você traz pra dentro da empresa uma qualidade que o mercado externo exige. E, pra você ter essa qualidade, é necessário modernizar o parque industrial e se adaptar às exigências internacionais. Consequentemente, isso acaba trazendo reflexos para o mercado interno também”, explica Everson Targas.

Ranking Exportações Bauru (Foto: Reprodução/TV TEM)Ranking Exportações Bauru (Foto: Reprodução/TV TEM)

Ranking Exportações Bauru (Foto: Reprodução/TV TEM)

Estação aduaneira

E quando o assunto é exportação, a Estação Aduaneira de Bauru é outro termômetro que mostra dados positivos em relação à exportação regional.

No porto seco, são feitos os trâmites legais da Receita Federal e do Ministério da Agricultura de produtos que vão seguir para fora do Brasil.

No primeiro semestre de 2018, a estação teve um aumento de 59% no número de contêiners que passam pelo local, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Número de contêiners aumentou 59% com relação ao mesmo período de 2017 (Foto: Reprodução/TV TEM)Número de contêiners aumentou 59% com relação ao mesmo período de 2017 (Foto: Reprodução/TV TEM)

Número de contêiners aumentou 59% com relação ao mesmo período de 2017 (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2018/08/18/fabricas-de-bauru-registram-crescimento-nas-exportacoes.ghtml

Deixe uma resposta