Fablab organiza evento com mais de 20 atividades gratuitas no Sesc Bauru neste fim de semana

0
758

Aeon FabLab, em conjunto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), traz para Bauru a segunda edição da #BruHack. Neste ano, o tema é “coNexus – De quantas partes se Faz um Todo?” e conta com mais de 20 atividades gratuitas.

Com dois dias de programação – 2 e 3 de agosto – o evento será realizado no Sesc Bauru. O objetivo é introduzir o mundo maker para o público em geral por meio de oficinas, palestras e instalações artísticas sobre o conceito de modularidade aplicado às artes e tecnologias.

#BruHack2017 vem para discutir, incentivar e colocar a mão na massa através do conceito de Design Modular. Objetos, conceitos, sistemas; tudo pode ser observado sob a ótica da modularidade! A modularização nos permite a adaptação, transformação, ampliação, substituição ou reutilização dos componentes que compõe um todo. Desse modo, é possível criar possibilidades de personalização, adaptabilidade e evolução, respondendo rapidamente às necessidades e a novos propósitos.

Confira a programação da BruHack 2017:

  • Palestras

– Módulo, Modulor, Modularidade: 02/09, sábado, às 16h30

O pensamento modular e as leis da simplicidade. Uma reflexão sobre como gerar e criar novas complexidades a partir de simplicidades. Novas formas de pensar, criar e projetar objetos no século XXI. (Com professor Dr. Dorival Rossi, FAAC/UNESP Bauru)
Local: Auditório / 165 lugares / Retirada de ingressos com 1h de antecedência / Grátis

– Media Lab: Convergindo Tecnologia, Multimídia, Ciência, Arte e Design: 03/09, domingo, às 11h

O media lab é um laboratório anti e interdisciplinar ao redor do qual grande parte da cultura maker e hacker orbitam. Nessa palestra, Allan Costa explora os motivos históricos e a mentalidade por detrás desse grande hub de inovação. (Com Allan Costa, pesquisador do Media Lab, Inst. de Tecnologia de Massachusetts)
Local: Auditório / 165 lugares / Retirada de ingressos com 1h de antecedência / Grátis

– Sistema Produtivo e Representação Social: 03/09, domingo, às 16h

As formas de produção que são causa e efeito alteram todas as relações sociais e principalmente as formas de representação na sociedade. Esse foco de pesquisa conduz a novas abordagens metodológicas a serem discutidas. (Com Prof. Dr. Sidney Tamai, FAAC/UNESP Bauru)
Local: Auditório / 165 lugares / Retirada de ingressos com 1h de antecedência / Grátis

  • Bate-papo

– Registros Online para Aprendizagem Baseada em Projetos: 03/09, domingo, das 10h às 11h

Como registrar digitalmente o que foi produzido em salas de aula? Blogs, wikis, github, aplicativos ou plataformas específicas para o aprendizado? Uma oportunidade de conhecer e testar ferramentas abertas para professores e estudantes de diversas idades, do ensino fundamental ao ensino superior. Os participantes podem entrar em contato com aplicativos para celulares e desktops a fim de reconhecer os melhores para as suas atividades. (Com Edison Cabeza, Guilherme Laurente, Thiago Stefanin, Guilherme Oliveira e Vitor Marchi, designers instrucionais do Sagui Lab)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

  • Instalação

– Olhares Cruzados: 02/09 e 03/09, sábado e domingo, das 15h às 18h30

Instalação artística que provoca uma investigação sobre o módulo-olhar. De quantos olhares se compõe um todo? A unidade é possível através de diferentes perspectivas? (Com Sara Paiva, arquiteta)
Local: Auditório / Grátis

  • Oficinas

– Olá Mundo Conectado!: 02/09, sábado, das 13h30 às 15h30

Construção de uma rede de dispositivos eletrônicos com base na plataforma Arduino que se intercomunicam através de ondas de rádio, luz, som e vento, formando uma reação em cadeia para realizar uma simples tarefa, como as famosas máquinas de Rube Goldberg. (Com Daniel Kojima, programador)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

– Modulando a Horticultura: 02/09, sábado, das 11h às 12h

Nessa oficina, cada participante pode construir o seu próprio modelo de horta a partir dos módulos descritos pela metodologia square foot gardening. Com madeira e amarrações, são produzidas estruturas para cultivo que podem ser organizadas e reorganizadas em diferentes combinações possíveis. (Com Zenon Zago Filho, licenciado em ciências biológicas)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

– Maquetes de Bambu: 02/09, sábado, das 11h às 12h

Maquetes físicas são uma etapa essencial no desenvolvimento de um projeto construtivo com bambu. Nessa oficina, são apresentados alguns exemplos de construções com bambu, desde estruturas primitivas até construções modernas, e os participantes podem projetar e construir maquetes com palitos de bambu. (Com Lucas Ezias, bambuzeiro)
Local: Sala de Uso Múltiplo 4 / 20 vagas / Grátis

– Drones de Corrida: 02/09, sábado, das 12h às 12h30

Demonstração da construção de drones aéreos de diferentes tipos e funcionalidades. (Com Danilo Maciel, assistente acadêmico de informática UNESP-Bauru)
Local: Hall de Entrada / 20 vagas / Grátis

– Linkando Arte de Máquina: 02/09, sábado, das 13h30 às 14h30

Quais as possibilidades oferecidas pelas máquinas de fabricação digital? Um espaço para a descoberta das tecnologias contemporâneas e suas conexões com a arte. (Com Julia Gasparini, da LYnk3D)
Local: Sala de Uso Múltiplo 4 / 15 vagas / Grátis

– Projeto Local Data: Smart City: 02/09, sábado, das 14h30 às 15h30

Conheça a Smart City. Discussão de como a produção local de informação pode ser expandida para a cidade inteira como um modelo. (Com Lauro Eduardo Franzé Filho)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes /20 vagas / Grátis

– Desencanto: 02/09, sábado, das 12h às 12h30

Um passarinho no fio, uma bolha de sabão no ar ou um cheiro que lembra a sua infância… Quantas coisas são capazes de suspender a rotina, mesmo que por um minuto, te fazendo contemplar? /desencanto é uma instalação com esse sentido. Integrando nossos corpos, o ambiente e tudo que nos afeta: que todos possam se desencantar! (Com André Teodoro Minei, estudante de Design, interessado em design generativo, da experiência e novas linguagens)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

– Automação Eletrônica: 03/09, domingo, das 10h às 11h

As possibilidades da automação eletrônica aplicadas à modularidade. (Com Síron Cesar, engenheiro, membro do FabLab Facens)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas /Grátis

– Queima Alternativa: Forno de Papel: 03/09, domingo, das 10h às 13h

Nesta oficina de cerâmica, além de um contato inicial com a modelagem da massa de argila, o grupo colabora na construção de um forno alternativo para a queima de peças cerâmicas. (Com Uidis Roger Evangelista, ceramista)
Local: Salão de Uso Múltiplo / 15 vagas / Grátis

– Módulos de Tear: 03/09, domingo, das 11h às 12h30

Oficina de introdução à cultura da tecelagem manual. A partir de técnicas simples de execução de materiais têxteis, os participantes podem criar pequenas tapeçarias, utilizando teares artesanais. (Com José Vitor Barros de Oliveira, designer de produto)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

– Open Source no Mundo Corporativo: 03/09, domingo, das 11h às 11h30

Apresentação de ferramentas Open Source e de suas relações com o mundo corporativo. (Com João Paulo Cunha Freire, estudante da Fatec-Bauru)
Sala de Uso Múltiplo 4 / 20 vagas / Grátis

– Malha Interativa: 03/09, domingo, das 12h às 12h30

Estrutura interativa de dobraduras em papel que se movimenta ao captar a aproximação ou o movimento dos passantes. Um projeto concebido em campo ampliado entre artes e arquitetura, mesclando o trabalho em papel e o uso de arduino. (Com Bruna Akamine e Cristine Hattori, graduandas em arquitetura e urbanismo UNESP Bauru)
Local: Sala de Uso Múltiplo 4 / 15 vagas / Grátis

– Robótica Modular: 03/09, domingo, das 13h30 às 16h30

Uma estrutura para prototipar rapidamente; máquinas de prototipagem rápida. Hardware modular, eletrônica modular e software modular. (Com Allan Costa e Nadia Peek, do Media Lab/ Inst. de Tecnologia de Massachusetts)
Local: Sala de Uso Múltiplo 4 / 20 vagas / Grátis

– Wearables: 03/09, domingo, das 13h30 às 14h30

As possibilidades das tecnologias vestíveis. Corpo, espaço, arte e eletrônica interagindo com o mundo. (Com Lucia Nobuyasu, designer)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

– Construção de Domo Geodésico de Bambu: 03/09, domingo, das 14h às 16h

Utilizando o bambu, material natural, renovável, de rápido crescimento e alta resistência, propõe-se a construção de um domo geodésico, uma estrutura capaz de cobrir uma grande área fazendo uso de poucos materiais. (Com Lucas Ezias, bambuzeiro)
Local: Salão de Uso Múltiplo e Bosque / 20 vagas / Grátis

– Reaproveitando Paletes para Multiplicar Possibilidades: 03/09, domingo, das 14h30 às 15h30

Oficina de introdução a conceitos básicos de marcenaria e de customização de projeto decorativo com funcionalidade. Com poucas ferramentas e madeira reaproveitada de pallets, é possível construir uma luminária modular. (Com João Carlos Ariedi Filho, Daniel Mello e David Edyson Marques, membros do Aeon FabLab)
Local: Espaço de Tecnologias e Artes / 20 vagas / Grátis

Ficou interessado nas atividades da #BruHack2017? Faça sua inscrição pelo site: https://www.bruhack.com/inscricoes

Serviço
BruHack 2017: coNexus – De quantas partes se Faz um Todo?
Data​: 2 e 3 de setembro
Horário​: 10:00 às 18:00
Local​: Sesc Bauru – Av. Aureliano Cardia, 6-71

Deixe uma resposta