Eventos Corporativos

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2012

Sua importância nas empresas modernas

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso as empresas devem se destacar para saírem na frente. Investir em eventos que propiciem interação entre funcionário e cliente é uma estratégia muito eficaz de comunicação, pois acaba criando vínculo entre a empresa e seu público, auxilia na divulgação da marca ou produto de forma sutil, além de fidelizar o cliente e ampliar a rede de relacionamentos.
Um evento com clientes, fornecedores e parceiros estreitam relacionamentos, além de passar credibilidade em relação a empresa. Já um evento interno, juntamente com os funcionários e colaboradores é uma forma de motivar e proporcionar momentos de descontração e aprendizado, fazendo com que o funcionário se sinta especial, além de renovar as expectativas deste, pois funcionários satisfeitos produzem mais e melhor.
Produzir eventos como parte da estratégia de marketing de uma empresa é visto, em geral, como uma possibilidade de melhorar o reconhecimento de marca.
No entanto, há dois aspectos que fogem um pouco da tradição para colocarmos na equação. O primeiro deles é o modelo de trabalho que diversas empresas vêm aplicando: o Marketing Digital como parte essencial da aquisição de clientes da empresa. É um modelo que traz muitas vantagens e que em geral diminui os custos, mas que também acaba criando um distanciamento entre a empresa e o cliente.
É comum que alguns potenciais clientes acabem não comprando justamente por falta desse contato presencial e dessa relação de confiança que é mais facilmente estabelecida no corpo a corpo.
Há ainda o segundo aspecto relevante: vivemos tempos de contração econômica e nessas horas é muito comum que as empresas procurem cortar seus custos, sendo a área de Marketing uma das mais afetadas. A consequência é a necessidade de ser cada vez mais necessário também comprovar resultados concretos através do fechamento de oportunidades de negócio, retenção e upsell a clientes atuais.
O ideal hoje é que um evento como ferramenta de Marketing seja o casamento entre vários interesses: que consiga juntar clientes e potenciais clientes que só se relacionam com a empresa à distância e que isso gere novas receitas comprovadas para a empresa. A construção de marca pode acabar sendo uma consequência ao redor desses pilares.
Produzir eventos como parte do projeto do reconhecimento da marca e melhorar a retenção de clientes permite que você se justifique com indicadores importantes, tais como:
• A porcentagem do público do evento que não era nosso cliente e se tornou após a participação no evento e que, com isso, gerou um aumento de cerca de x reais no faturamento da empresa;
• Com uma taxa de retenção média de clientes de 80%, os participantes que conseguimos atrair para os eventos da nossa empresa demonstraram taxas de retenção de 95% e ganhos de y reais a mais que a média;
• Normalmente, o ciclo de vendas da nossa empresa é de 2 meses. Mas graças ao conteúdo oferecido por nós e uma qualificação cuidadosa dos nossos possíveis clientes, o ciclo de venda dos participantes de nosso evento é 30% menor.
Dessa forma, a produtividade da equipe de vendas é ampliada – já que agora ela consegue vender mais.

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