Evento visa tornar o Zoológico de Bauru mais acessível

0
1558

Neste sábado (27), às 10h30, o Zoológico de Bauru terá uma mobilização para identificar locais que necessitam de sinalização com imagens a fim de ampliar a acessibilidade de comunicação de quem visita o Zoo, independente de como se comunica. A ação faz parte das atividades do Mês Internacional Sobre a Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA).

Neste ano, o Centro Dynami e a Clínica GCFD, atendendo ao chamado da Sociedade Internacional de Comunicação Alternativa-Brasil (Isaac)-Brasil, se uniram para chamar a atenção da população ao direito à comunicação de todas as crianças, especialmente às que vivem com alguma deficiência.

“Anualmente, mais de 320 mil pessoas visitam o nosso zoológico e, com certeza, muitas delas podem ter alguma dificuldade para interagir com as placas educativas e de alerta que aqui estão dispostas. Então, essa será uma grande oportunidade de oferecer um zoológico cada vez mais acessível a todo o nosso público”, comenta o diretor do Zoo, Luiz Pires.

Segundo a fonoaudióloga e coordenadora do Comitê de CSA e Libras da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Grace Cristina Ferreira Donati, as crianças têm, via de regra, uma relação muito especial com os animais, mesmo quando não conseguem interagir adequadamente com outras pessoas. Por este motivo, o grupo de profissionais escolheu o Zoo de Bauru, por ser um dos locais preferidos dos pequenos cidadãos bauruenses com deficiência.

Muitas pessoas podem se beneficiar da CSA em alguma fase da vida: crianças que têm deficiência intelectual, autismo, paralisia cerebral, apraxia, por exemplo. E também adolescentes, adultos e idosos que perdem a capacidade de falar em função de ferimentos ou lesões neurológicas, acidente vascular encefálico (AVE), doenças degenerativas, ou até mesmo em períodos de intubação nos hospitais.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/10/evento-visa-tornar-o-zoologico-de-bauru-mais-acessivel.html

Deixe uma resposta