Evento em Bauru vai abordar a experiência do fim da vida

0
1283

A única verdade que sabemos sobre a vida é que um dia ela acaba. E esse momento costuma ser cercado de tabu, tristeza e angústia para o paciente e para as pessoas que são próximas a ele. Mas os profissionais de saúde podem promover um final de vida digno e menos doloroso através da prática dos cuidados paliativos.

Esta é uma área da medicina que vem crescendo bastante nos últimos anos no Brasil, inclusive sendo ministrada como curso de pós-graduação e residência médica. Com o objetivo de sensibilizar e qualificar profissionais para os cuidados paliativos e ainda engajar familiares na questão, será realizada em Bauru a I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos.

O evento está marcado para o dia 7 de outubro, das 8h às 20h30, no Colégio São José, com patrocínio da Unimed Bauru. A I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos será um espaço de conhecimento, integração e transformação, com foco nos cuidados centrados no ser humano e que pretende ajudar os profissionais da saúde e familiares a lidar com este desafio tão grande que é cuidar de pacientes com doenças que ameaçam suas vidas.

Evento está marcado para o dia 7 de outubro, no Colégio São José (Foto: Divulgação)Evento está marcado para o dia 7 de outubro, no Colégio São José (Foto: Divulgação)

Evento está marcado para o dia 7 de outubro, no Colégio São José (Foto: Divulgação)

“Com este evento, traremos a Bauru um conhecimento muito novo na medicina desta área tão importante e ainda pouco conhecida dos cuidados paliativos, que integra os aspectos científico e humano”, explica o Dr. José Roberto Ortega Júnior, do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed de Bauru e um dos idealizadores da jornada. No evento, Dr. Ortega irá compartilhar conceitos e valores nos cuidados paliativos junto com outros importantes profissionais de São Paulo, como a Dra. Ana Claudia Arantes, uma das maiores especialistas na área.

“Ao acompanhar meu primo-irmão Eduardo na jornada dele lidando com um câncer terminal, percebi o quanto há para se fazer quando acreditamos que não há mais nada a fazer. Ajudá-lo a viver bem a própria morte é algo que mudou a minha vida e a de seus familiares”, conta Tom Almeida, consultor de desenvolvimento humano para grandes empresas e também idealizador da jornada. No evento, Almeida vai compartilhar a sua experiência na palestra “O que aprendi ajudando uma pessoa a morrer”.

Quem foi Eduardo Alferes?

Advogado, oficial da polícia, professor, autor, esposo e pai, Eduardo Alferes nos deixou aos 41 anos, depois de ter encarado de frente um câncer raro no fígado. Ao descobrir o tratamento paliativo, quatro meses antes de sua morte, ele discutiu e definiu todos os passos de como queria viver seus dias até o fim. Ele deixou depoimentos em vídeo para familiares e, na última semana de sua passagem por aqui, um testemunho onde defendeu que portadores de doenças terminais recorram ao tratamento paliativo. Por isso, essa Jornada leva o seu nome e começa por Bauru, cidade onde Eduardo residiu com sua família até falecer, em janeiro deste ano.

José Roberto Ortega Júnior, um dos organizadores da jornada (Foto: Divulgação)José Roberto Ortega Júnior, um dos organizadores da jornada (Foto: Divulgação)

José Roberto Ortega Júnior, um dos organizadores da jornada (Foto: Divulgação)

A jornada é inédita na cidade e terá a seguinte programação:

  • 8h – Credenciamento e Welcome Coffee
  • 9h – Boas-vindas/Costuras do Invisível
  • 9h30 – Mesa de Abertura
  • 10h – Dr. José Roberto Ortega Júnior – “A experiência do fim da vida: conceitos valores nos Cuidados Paliativos”
  • 11h – Coffee Break
  • 11h15 – Fabiana Chino – “Cuidados paliativos e enfermagem: quando o cuidar é o mais importante”
  • 11h45 – Dr. Luís Gustavo Ducati – “O papel do tratamento intervencionista em dor no paliativismo”
  • 12h15 – Almoço
  • 14h – Atividade de conexão/Costuras do Invisível
  • 14h15 – Francisco Nogueira – “O Paciente Simplificado: cuidando do profissional da saúde”
  • 15h – Tom Almeida – “Lições que aprendi ajudando uma pessoa a morrer”
  • 15h30 – Coffee Break
  • 15h45 – Cristiane Chiofalo – “Escuta Empática: atividade em grupo”
  • 17h – Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes – “A morte é um dia que vale a pena viver”
  • 18h – Aprendizados e encerramento/Costuras do Invisível
  • 18h30 – 20h30 – Coquetel de confraternização/Noite de autógrafos com Dra. Ana Cláudia Quintana Arantes

I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos
Data: 
7 de outubro
Local: Colégio São José – Rua Antônio Alves, 12-66 – Centro, Bauru
Horário: a partir das 8h
Inscrições: https://www.sympla.com.br/jornadacuidadospaliativos

Unimed Bauru

Deixe uma resposta