fbpx

Estudo de caso do Hospital Unimed Bauru é Prata no Prêmio Proteção Brasil 2024

No último dia 28 de novembro, aconteceu o Prêmio Proteção Brasil 2024. A premiação marca o encerramento do 7º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), realizado na sede do Seconci, em São Paulo.
Na categoria Higiene Ocupacional, uma das mais concorridas, a Unimed Bauru ficou em segundo lugar, conquistando o prêmio Prata pelo case de sucesso “Avaliação por dosimetria em Arco Cirúrgico: Uso de dosímetro acoplado ao equipamento”.
O estudo analisou os níveis de exposição à radiação ionizante de profissionais da área do radiodiagnóstico durante procedimentos cirúrgicos realizados com o Arco Cirúrgico, equipamento utilizado para captar imagens de alta qualidade e monitorar cirurgias em tempo real.
Para a realização da pesquisa, foram colocados dosímetros do tipo OSL em dois equipamentos de Arco Cirúrgico. “Analisamos os dosímetros nos equipamentos durante o período de onze meses, comparando as doses efetivas com os valores quantitativos extraídos dos equipamentos na rotina por meio da coleta de dados do software Teamplay® da Siemens, utilizado pelo Hospital Unimed Bauru (HUB)”, explica Edson Jatti de Carvalho Junior, engenheiro de Segurança do Trabalho do HUB e pesquisador do case.
Promovido desde 2005 pela Revista Proteção, a principal publicação brasileira voltada ao setor prevencionista, o prêmio reúne empresas e entidades de todas as regiões do país que se destacam por suas iniciativas em saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Nesta edição, com 15 categorias e 336 casos avaliados, apenas 43 foram premiados, entre eles o estudo desenvolvido pela Unimed Bauru.
Esta foi a primeira participação da Unimed Bauru no Congresso. Para Edson “estar entre os 43 cases finalistas de uma lista de 336 trabalhos e receber a premiação é algo muito gratificante. Levar o nome da Unimed Bauru junto a grandes indústrias, multinacionais e empresas de diversos segmentos é posicionar a cooperativa como uma das referências no cenário nacional de Saúde e Segurança do Trabalho”, afirma.
O estudo, realizado por colaboradores do setor da Segurança de Trabalho – SESMT do hospital em parceria com a Consult – Medicina e Saúde, destaca a relevância de práticas eficazes de radioproteção para garantir a segurança dos profissionais de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress
WhatsApp chat

Compartilhe esta notícia!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X