Estudantes ocupam escola na Vila Falcão

0
2368
Ocupação escola Luiz Castanho de Almeida. 31/10/2016

Bauru tem segunda escola ocupada
Mais uma instituição de ensino de Bauru foi ocupada. Às 6h desta terça-feira (1º), aproximadamente 80 estudantes tomaram a Escola Estadual Guia Lopes, situada na Vila Dutra, assim como aconteceu ontem com a escola estadual Luiz Castanho de Almeida, na Vila Falcão.

Na comunidade estudantil circulam informações de que outras duas também devem aderir ao movimento ainda hoje.

No País são 1.197 unidades de ensino ocupadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Estudantes secundaristas e apoiadores protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estipula teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos – aprovada pela Câmara e em discussão no Senado Federal -, contra a reforma do ensino médio – lançada pelo Ministério da Educação via Medida Provisória – e contra o governo do presidente Michel Temer (PMDB).

As unidades ocupadas contam com o apoio de pais, professores, alunos e ex-alunos. No entanto, existe possibilidade de mobilizações contrárias à iniciativa.

INDETERMINADO
Estudante secundarista que integra o movimento na Luiz Castanho de Almeida e pediu para ser identificada como Vênus, por receio de eventuais retaliações, afirma que não há prazo para que a escola seja desocupada.

Em entrevista por telefone, ela explica que a decisão de ocupar a escola foi tomada coletivamente pelo movimento. “É uma ferramenta importante que nos engrandece, nos fortalece. Somos um só em todo o Brasil. Bauru não poderia ficar de fora”.

Vênus ressalta que escola ocupada não é sinônimo de escola fechada. “Ocupar é somar. Estamos abertos ao público. O apoio é muito forte e vem de, inclusive, de alguns professores. Estamos convidando as pessoas para conhecer o que estamos fazendo”.

O grupo montou ainda a página “Ocupação Luiz Castanho de Almeida” no Facebook, onde serão registradas as atividades do movimento e divulgada lista de itens de alimentos e outros produtos para que interessados possam colaborar por meio de doações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here