Estado irá mandar mais respiradores a Bauru; dúvida é se vão para HE ou HC

0
630
Clodoaldo Gazzetta, Anderson Prado e Edgar de Souza durante reunião com o governo estadual na Capital, nesta quarta-feira / Foto: Divulgação

Reunião nesta quinta-feira irá discutir o custeio das novas vagas; Lençóis e Lins também receberão equipamentos

O governo estadual mandará mais respiradores para a região, com a habilitação de novos leitos em Bauru, Lençóis Paulista e Lins. O anúncio oficial deve ocorrer nesta sexta-feira (17). O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSDB), de Bauru, e os chefes do Executivo municipal Anderson Prado (DEM), de Lençóis Paulista, e Edgar de Souza (PSDB), de Lins, se reuniram nesta quarta-feira (16), na Capital Paulista, com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o secretário-executivo da pasta, Rubens Cury, e a assessoria do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

A previsão é de que Bauru tenha, ao menos, dez novos leitos de UTI, mas ainda falta a definição se isso será no Hospital das Clínicas (HC) ou no Hospital Estadual (HE). Lençóis Paulista e Lins também terão a habilitação de mais vagas.

Outra indefinição é sobre o custeio das novas vagas em Bauru, o que será discutido em reunião hoje. “A prefeitura vai colaborar, mas ainda estamos discutindo com o Estado se será com equipamentos ou no custeio das novas vagas, até para que tenhamos uma quantidade de leitos voltada para Bauru”, afirma Gazzetta.

Na semana passada, os vereadores Markinho Souza e Yasmim Nascimento, ambos do PSDB, já tinham se encontrado com Vinholi para fazer o pedido de mais vagas de UTI.

O HE, que é a principal unidade pública da região, está com praticamente todos os leitos de UTI ocupados, tanto por moradores de Bauru quanto por pessoas da região. Ontem, nas 52 UTIs disponíveis para o tratamento do coronavírus, a ocupação era de 98% – portanto, 51 leitos ocupados e um apenas vago, com 30 pacientes de Bauru e 21 da região.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/politica/2020/07/729921-estado-ira-mandar-mais-respiradores-a-bauru–duvida-e-se-vao-para-he-ou-hc.html

Deixe uma resposta