Esta rádio PEGA

0
167

94 FM: quarenta anos de boas vibrações no ar

Antenada, literalmente. Assim a 94 FM de Bauru comemora a maturidade dos quarenta anos. Dinâmica por natureza, a tradicional emissora bauruense chega à emblemática marca em plena sintonia com o universo digital e mescla tradição com o dinamismo, uma de suas marcas registradas. Referência no dial tanto para quem busca informação com precisão atrelada ao melhor do entretenimento pop, a 94FM tem na comunicação mais do que o nome (a razão social da emissora é Rádio Comunicação FM Stéreo). Na realidade, comunicar faz parte do DNA da empresa que tem base familiar conjugada à expertise corporativa inerente só a quem tem quarenta anos comemorados a pleno vapor. Fundada no dia cinco de maio (Dia Nacional das Comunicações) de 1978, a rádio ostenta a condição de primeira FM de Bauru e região e segue líder de audiência nos 94,5 MHz, mas apresenta conteúdo multiplataforma, seja no aplicativo que replica a transmissão do rádio em qualquer celular ou no site (www.94fm.com.br). Também foi a primeira a disponibilizar conteúdo online na região de Bauru.
Quatro décadas no ar são para poucos e merecem comemoração,mas também prospectam novos desafios. Multiplataforma, a 94 larga na frente e mostra que o rádio é a tabela ideal para novas tecnologias, desde o advento da TV até a atual revolução digital, lembra o jornalista o diretor-superintendente Paulo Sérgio Simonetti. “O rádio possui a versatilidade ideal para se adaptar a todas plataformas”, observa. “Rapidez é a chave”, acentua Simonetti.

Qualidade total

Referência no jornalismo e presença marcante para quem tem nas ondas do rádio sua companhia de área no que tange ao entretenimento e universo pop, a 94 investe em qualidade de conteúdo e transmissão. “Estamos em constante investimento e sempre muito antenados, seja com nova mesa de som para estúdio ou atualização de conteúdo. Estamos há todo esse tempo no ar e novos quarenta anos virão. O que chegará no futuro ainda não sei, mas que virão, com toda certeza”, antecipa Paulo Sérgio.

Dinamismo e liberdade

Com quatro informativos diários (Atualidades, Informasom, 94 Notícias e Notícias da Tarde), o jornalismo da 94FM é referência em agilidade e liberdade editorial. “Não temos ‘rabo preso’”, vaticina Simonetti. “Hoje estamos muito conectados e em via de mão-dupla com nossos ouvintes. Nossa obrigação é a rapidez.
Senão até o ouvinte pode nos ‘furar’”, descontrai Simonetti, âncora do Informasom, mesa-redonda matinal que mescla debate com matérias gravadas e ao vivo.

História além do microfone

icrofone Leônidas Simonetti, sua esposa Maria Odília Simonetti e Tobias Ferreira, que eram proprietários da Rádio Auri-Verde de Bauru – AM, fundaram a 94 FM. Em setembro de 1989 a Rádio Auri-Verde e Rádio Comunicação (94) já pertenciam ao publicitário e empresário Afonso Viana, do Rio de Janeiro e Maria Odília Simonetti, além dos filhos Sylvio Carlos, Paulo Sérgio e João Simonetti Neto. Tobias Ferreira havia se desligado da empresa.
Ocorreu naquela data uma divisão no quadro societário da empresa de comunicação. Afonso Viana ficou proprietário exclusivo da Auri-Verde e a família Simonetti assumiu sozinha o comando acionário da 94 FM. No ano seguinte, em 1990, incorporou-se à sociedade o radialista Alceu Rodrigues de Souza, que começou sua carreira com a família Simonetti na PRG-8, Bauru Rádio Clube (hoje Rádio Bandeirantes) na década de 60. Na época em que retornou a Bauru estava radicado no Rio de Janeiro, onde havia sido diretor do SBT e TV Em 09 de outubro de 2004 foi inaugurado pelo governador Geraldo Alkmin o atual prédio próprio da 94 FM, com três pisos, num projeto arquitetônico
moderno e arrojado. Em 2005, foi a vez da 94 ganhar seu Espaço Cultural. Denominado “Leônidas Simoneti”, o recinto homenageia o primeiro locutor bauruense e abriga importantes iniciativas culturais e educacionais abertas à comunidade.

Popular e moderna

Com a bagagem adquirida por anos na direção do SBT e TV Bandeirantes, no Rio de Janeiro, o radialista Alceu Rodrigues de Souza desembarcou oficialmente (como ele mesmo diz) na emissora bauruense em 1992. Com o rádio em seu DNA, tinha na Jornal do Brasil FM, também da capital fluminense, como uma das principais influências, visto que também
atuou na empresa carioca. Chegou à 94 com a missão de modernizar a já tradicional programação da FM bauruense. Em comum sintonia com os irmãos Simonetti, Rodrigues implantou no rádio bauruense a tabelinha “música + informação” numa roupagem jovem e popular.
Mudanças técnicas com ampliação do poder do sinal, que passou aos atuais trinta mil watz
de potência num raio de transmissão de 120 quilômetros, também chegaram. Hoje a emissora é referência no dial em termos de variedade. “Nosso top 50 atende a todos os estilos”, observa Alceu. Ele lembra que a partir de 1997 a rádio adotou plástica voltada liderar não apenas o cenário regional mas para concorrer de igual para igual com grandes emissoras. “Também somos reconhecidos fora do país, através da internet. Também por isto, temos as vinhetas em inglês”, acentua, citando o jargão “This Radio Touch” (do Inglês, ‘Esta Rádio Pega’), diariamente notado na programação. As vinhetas passaram a ser produzidas em gravadoras dos Estados Unidos e algumas em grandes estúdios brasileiros, como as que têm a tradicional voz de Silvio Vasconcellos, conhecida também por apresentar as chamadas dos canais Globosat. Todas as músicas que emplacam na programação, lembra Rodrigues, são fruto do feeling dos programadores da 94. “Aqui não tem jabá”, descarta o diretor.“Nossos programadores sentem o que cairá no gosto do ouvinte. O grande segredo é selecionar com “ouvidos” de ouvinte, deixando de lado o próprio gosto musical. E dá certo. Tanto é que tem rádio da capital que se orienta conosco sobre o que está no gosto do público do interior”, exemplifica.
“Tratamos o rádio como nossa vida. Aliás, muitas vezes, deixamos a nossa vida para nos dedicarmos ao rádio que, hoje, está na palma da mão, nos celulares, mas continua sendo nossa razão, nosso DNA. É um veículo que sempre se rejuvenesce e continuamos na condição de a rádio de Bauru”, define.

 

Você sabia?

O atual prédio da 94 FM foi inaugurado pelo então governador Geraldo Alckmin, em 2004.

A edificação, que fica na Vila Regina, é projetada especialmente para abrigar as demandas de uma emissora de rádio?

A 94 tem em seu DNA um pouco de alguns dos principais veículos de comunicação da cidade de Bauru. A rádio tem origem na pioneira PRG-8, além da rádio Terra Branca e TV Bauru (atual TV Tem/Globo), todos fundados pelo pioneiro João Simonetti.

O nome oficial “Rádio Comunicação FM Stéreo” faz jus à data de fundação da rádio, 5 de maio, o Dia Nacional das Comunicações.

A 94 é a primeira rádio FM de Bauru e também foi a primeira a lançar site e oferecer a programação online.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here