Você sempre quis saber o que o futuro reservou aos personagens do “Karatê Kid” original, um dos filmes mais lembrados e queridos dos anos 1980? Especialmente aos rivais Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka)? Não precisa querer mais. Existe uma série todinha sobre isso, “Cobra Kai”. E a partir de hoje ela está inteiramente disponível na Netflix.
Como é a série?
Lançada originalmente em 2018 no YouTube Premium, “Cobra Kai” chega com duas temporadas e uma novidade aos desavisados. O protagonista agora é o ex-vilão e ainda loirinho Johnny Lawrence. A história é contada a partir de seus dramas e perspectivas. Uma ótima sacada dos roteiristas e produtores, entre eles ninguém menos do que Will Smith.
A história
Johnny continua problemático. Mas agora ele é um homem de meia-idade divorciado, que mora mal e vive de bicos. Um dia, usando suas habilidades em artes marciais, ele salva a pele do vizinho de um grupo de valentões e decidir reabrir por conta própria o dojo Cobra Kai. É a mesma escola de caratê do filme original, e o jovem Miguel se torna seu primeiro aluno.
Que fim levou o Daniel-san?
Ele virou a personificação do ideal americano: um empresário bem-sucedido, dono de uma concessionária e que mora em uma bela casa com uma família feliz —mas isso até a página dois. Daniel e Johnny se reencontram quando o carro do ex-valentão é rebocado após se chocar com o veículo em que estava a filha de LaRusso.
Aí, já viu, né? A rivalidade é reacendida e se acirra ainda mais quando Daniel começa a treinar Robby, filho de Johnny, reabrindo o dojo do sr. Miyagi.
E não demora para a animosidade passar para a nova geração. Habemus tretas.
AVISO DE SPOILERS: SE VOCÊ NÃO QUER SABER DE DETALHES DAS DUAS PRIMEIRAS TEMPORADAS E O QUE PODE ACONTECER NA TERCEIRA, PARE AQUI.
Bem, se você chegou até aqui, é bem provável que esteja se perguntando duas coisas.
1) Já que Johnny virou protagonista, ele terá enfim uma revanche com Daniel-son, décadas depois da lendária luta do primeiro filme?
Sim. Rola muita provocação de parte a parte na primeira temporada, mas o embate acontece mesmo na segunda, e fora do tatame. E é preciso ser honesto aqui: ele é um tanto decepcionante para os fãs. Vimos apenas alguns chutes e posições que remetem ao campeonato dos anos 1980, antes de os filhos separarem os brigões, que no fundo nem queriam estar ali.
2) Onde está o lendário mestre sr.Miyagi, imperador da sapiência e ex-tutor de Daniel, que é tão importante para a filosofia da história?
Infelizmente, o grande Pat Morita, indicado ao Oscar de ator coadjuvante por “Karatê Kid”, não está mais entre nós. Ele morreu em 2005, aos 73 anos, vítima de insuficiência renal. Dessa forma, o personagem também morre na história. Mas nem por isso ele deixa de ser lembrado e estar presente espiritualmente.
No ano passado, nós conversamos com o William Zabka sobre isso. Ele nos contou dos bastidores e disse algo bonito.
Nada existiria sem o trabalho de Pat Morita em ‘Karatê Kid’. O senhor Miyagi, em espírito e personalidade, está em cada cena de ‘Cobra Kai’. Acho que ele ficaria mais do que emocionado. Estaria de coração e corpo inteiro nesse projeto.
E ele falou mais. O trabalho, pensado para fãs, é um tributo a muita gente importante e querida que se foi.
O produtor Jerry Weintraub, o diretor John Avildsen, Jimmy Crabe, diretor de fotografia, também morreram. Às vezes sentimos que é como se eles estivessem nos olhando lá de cima, nos dando uma piscada e um aceno. De certa forma, todos têm algo a ver com o que estamos fazendo.
Aliás, você deve estar se perguntando mais uma coisa. Haverá uma terceira temporada?
Boa notícia. Sim! A onda de adiamentos afetou pouco a série. Os novos episódios estreiam em 2021 na Netflix. E já tem trailer na praça, cheio de referências ao sr. Miyagi que adoramos.
Duas expectativas: a que a luta entre os protagonistas agora aconteça para valer e que, talvez depois disso, eles se unam em uma mesma escola de caratê, em uma grande homenagem à filosofia de “não confronto” do sr. Miyagi.