‘Embaixadores’ das cartinhas do Noel fomentam solidariedade

0
1546

Estimular o espírito solidário e fazer a diferença na vida de crianças carentes. Esta é a proposta do “Adote uma Cartinha”, iniciativa promovida há três anos por um grupo de alunos da Unesp de Bauru, que reforça a Campanha Papai Noel dos Correios com objetivo de mobilizar o maior número de pessoas possível a “abraçar” a causa.

Idealizado pela estudante de engenharia de produção Juliana Fernandes, 23 anos (atualmente no 4.º ano), o projeto nasceu em 2014 e foi colocado em prática no ano seguinte. Inicialmente com cinco alunos da mesma sala, a ação visava montar uma bancada na cantina e promover plantões a fim de conseguir interessados em adotar uma cartinha.

Para tanto, Juliana fez contato com os Correios de Bauru e, após apresentar a ideia, foi autorizada a levar as cartas para a Unesp. “Em 2015, conseguimos 200 padrinhos para atender os pedidos das crianças. No ano passado, foram 400. Neste ano, até o momento (quarta-feira), já passam de 200 cartinhas adotadas”, comemora a estudante.

As cartinhas foram recebidas do dia 10 de novembro ao dia 8 de dezembro (sexta-feira da semana passada). Já os padrinhos tem até hoje para entregar os presentes nas agências dos Correios. Por isso, o plantão segue nesta sexta, em dois horários: das 15h30 às 16h30, e das 18h às 19h, na cantina da Faculdade de Engenharia.

INICIATIVA

A ideia de promover uma ação para intensificar a campanha dos Correios não surgiu por acaso. Juliana trabalhou em uma agência da empresa em São Paulo, entre 2011 e 2013, com a incumbência justamente de cuidar do processo de adoção das cartinhas.

Por isso, o grupo (hoje com 15 pessoas) que atua nos plantões toma os devidos cuidados no cadastro dos padrinhos, através de dados específicos para manter contato.

“A gente utiliza uma identificação visual com enfeites de Natal em nossa bancada, que chama bastante atenção. Alguns que param e perguntam por que estamos ali desconhecem a Campanha Papai Noel dos Correios. Tem, ainda, alunos com dificuldade de ir até a agência no Centro da cidade e, então, fica mais prático adotar uma cartinha através do nosso projeto”, finaliza Juliana.

CAMPANHA

A campanha Papai Noel dos Correios tem por objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Bom Velhinho e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

As cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas, sendo disponibilizadas na Casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa para serem adotadas. Os presentes são recebidos nos pontos divulgados pelos Correios para que, posteriormente, a entrega seja feita no próprio fluxo postal.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2017/12/embaixadores-das-cartinhas-do-noel-fomentam-solidariedade.html

Deixe uma resposta