Em um ano, Bauru gera quase 9 vezes mais empregos de carteira assinada

0
1104
Mauro Gallo- fala sobre Extinção de Domésticas.

As empresas de Bauru geraram um número de empregos com carteira assinada quase nove vezes maior do que o ano passado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana pelo Ministério do Trabalho.

De janeiro a setembro deste ano, foram 4.672 novos postos de trabalho formais abertos na cidade. No mesmo período do ano passado, haviam sido criadas 491 vagas – o equivalente a cerca de 10% do total registrado em 2018.

Até então, resultado melhor que o de agora só havia sido contabilizado em 2012 (veja no quadro no final), período anterior à crise econômica e política do País, quando o acumulado de janeiro a setembro foi de 5.275 novos postos. “O resultado mostra, mais uma vez, que estamos superando o momento mais grave da crise. Crescemos bastante na comparação com o ano passado, mas é claro que ainda falta muito para recuperarmos tudo o que foi perdido nos anos anteriores”, comenta o economista Mauro Gallo, referindo-se à extinção de 8.255 vagas de trabalho com carteira assinada em Bauru entre 2015 e 2017.

Já em 2018, todos os meses do ano, com exceção de junho, registraram saldo positivo no nível de emprego. “Ainda tivemos prejuízo com algumas situações, como a greve dos caminhoneiros. O crescimento poderia ter sido até maior”.

Entre os setores que mais contribuíram para o resultado, o de serviços figura em primeiro lugar, com geração de 3.100 postos de trabalho. Em seguida, está a construção civil, com 1.655 vagas, e a indústria, com criação de 340 novos empregos. Em contrapartida, o comércio fechou 372 postos entre janeiro e setembro deste ano.

“Na área de serviços, um dos setores em crescimento no País é o turismo, com aumento de pessoas viajando e fazendo excursões. O emprego também pode ter sido estimulado pelo aumento da terceirização de serviços de vigilância, manutenção e limpeza em estabelecimentos comerciais e indústrias”, analisa o economista.

RETOMADA

Os números também foram impulsionados por exemplos como o de uma autoescola localizada na avenida Rodrigues Alves, no Centro de Bauru, que aumentou o seu quadro de funcionários em 2018. Segundo o diretor-geral Benedito Nunes de Souza, o reforço nas contratações foi necessário para dar conta do aumento da demanda de alunos ao longo do ano.

“Abrimos vagas para consultor de vendas e instrutor de autoescola e ainda teremos, neste ano, pelo menos mais quatro contratações. Nos últimos anos, tivemos a preocupação de treinar nossos funcionários para melhorar nossos serviços e agora, que o mercado está reaquecendo, estamos colhendo os resultados”, comenta.

Em uma empresa fabricante de painéis elétricos com 38 anos de atuação em Bauru, localizada no Jardim Contorno, a situação é a mesma. O diretor André Garcia conta que está em processo de contratação de auxiliar de almoxarifado, projetista e eletricista devido ao reaquecimento do mercado.

“Atendemos clientes em todo o País, como shopping centers e prédios comerciais. Mesmo que lentamente, os negócios estão voltando a acontecer e estamos demandando gente para trabalhar. Nossa expectativa é que, no ano que vem, os investimentos sejam retomados e a situação melhore ainda mais”, observa.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Economia/2018/10/em-um-ano-bauru-gera-quase-9-vezes-mais-empregos-de-carteira-assinada.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

Deixe uma resposta