Eclipse da Lua: observatório da Unesp de Bauru promove ‘encontro’ para ver evento astronômico

1
896

Observatório também oferece palestra sobre o tema. Lua ficará totalmente imersa na sombra da Terra entre 2h41 e 3h43 da madrugada de segunda-feira (21) e será o único eclipse lunar visível no Brasil em 2019.


O eclipse lunar será na madrugada desta segunda-feira (21) — Foto: Carolina Tibério/Arquivo pessoal

O Observatório Didático de Astronomia da Unesp de Bauru (SP) vai receber o público na noite deste domingo (20) para um encontro de fãs de assuntos astronômicos para observar o eclipsetotal da Lua. Segundo o observatório, este será o único eclipse lunar visível no Brasil em 2019.

A Lua começará a entrar na sombra da Terra à 1h33, já na madrugada de segunda-feira (21), e sairá totalmente da sombra às 4h50. A Lua ficará totalmente imersa na sombra da Terra entre 2h41 e 3h43.

Embora o eclipse total comece só de madrugada, o observatório preparou uma palestra especial com o tema “Eclipse Lunar Total de 21 de janeiro de 2019”, a ser ministrada na noite de domingo pelo professor Emerson Perez.

Fenômeno pode ser visto no observatório da Unesp  — Foto: Renata Marconi/ G1

Fenômeno pode ser visto no observatório da Unesp — Foto: Renata Marconi/ G1

Evento

Serão duas palestras, ministradas às 20h e às 21h, na noite de domingo (20). A entrada é gratuita, aberta para todas as idades e dispensa agendamento prévio. As observações, contudo, dependem das condições atmosféricas.

Os interessados devem ir até o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, que fica na Estrada Municipal José Sandrin, Chácaras Bauruenses (IPMet). Mais informações pelo site do observatório da Unesp.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2019/01/18/eclipse-da-lua-observatorio-da-unesp-de-bauru-promove-encontro-para-ver-evento-astronomico.ghtml

1 COMMENT

Deixe uma resposta