Doc Show, música e literatura no palco

0
1049

Um álbum musical ganha as páginas de um livro. A literatura e a música vão parar em um roteiro teatralizado. Agora, pesquisa, estórias, livro, música e teatro se encontram para o espetáculo “O Livro que Canta” nesta sexta-feira (28), às 20h30, com entrada gratuita, no Teatro Municipal de Bauru, no inusitado formato Doc Show de autoria do jornalista e compositor Nélson Itaberá.

E por que Doc Show? Porque o autor reuniu suas habilidades em jornalismo com sua experiência autoral em quatro álbuns musicais independentes para lançar, ao vivo, no palco um Documentário dentro de um show. “O documentário lançado nesta sexta-feira no teatro de Bauru traz três histórias pesquisadas ao longo do projeto, nos últimos quatro anos. Cada uma tem um eixo. Para o público, o convite será o de mergulhar em memórias afetivas, emocionais, refletir sobre comportamento e percorrer o universo de nossa identidade cultural. O Doc Show será oferecido ao público ao final do espetáculo”, conta o autor.

A apresentação encerra a 20ª Semana Municipal da 3ª Idade, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi). O espetáculo ainda encerra a agenda da semana ao lado da Estação Língua Portuguesa.

Divulgação
Imagem da capa para conteúdo do Doc Show “O Livro que Canta”

TRÊS DOCS EM 1

O trabalho que será lançado nesta sexta-feira traz a captação de conteúdos pesquisados pelo autor desde a elaboração do livro Literatura cantada. O material em DVD traz o show completo, com banda de nove integrantes, ator e representação cênica.

Mas o conteúdo também traz, em separado, três documentários com a gravação da narrativa no palco, durante o show com banda:

Linguagens – O DOC 1 conta como usar a ferramenta da prosódia para compor. A prosódia é a união da sílaba com notas musicais e apresenta no trabalho a junção de textos literários com melodias. O conteúdo explica o processo e como isso nasceu: o livro, o álbum musical, a roteirização para show teatralizado e, agora, o Documentário DOC SHOW.

Comportamento – O segundo Documentário mostra a utilização das técnicas da prosódia para a abordagem de temas comportamentais. O show dedica sua parte central à psicologia. Temas como ansiedade, vaidade, consumismo, tecnologia, memórias afetivas de infância e traumas são abordados através das canções e representados no palco.

Identidade – O Terceiro Documentário descreve a pesquisa do jornalista e compositor sobre as bases da identidade cultural brasileira e fixa como observação as manifestações e influências sobre o cafuzo (índio com negro), desde a colonização. O trabalho ainda discute o papel dos jesuítas na colonização e a função do carreiro, nosso primeiro jornalista, no rompimento da barreira social e geográfica do campo para as primeiras vilas. A crítica à rejeição social como marca de nossa identidade é feita pelo jornalista-compositor.

SERVIÇO

Doc Show “O Livro que Canta”, de Nélson Itaberá: 28/9, hoje, às 20h30, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” de Bauru. Apresentação encerra a 20ª Semana Municipal da 3ª Idade promovida pela Prefeitura Municipal. Evento é gratuito.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Cultura/2018/09/doc-show-musica-e-literatura-no-palco.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

Deixe uma resposta