Dia 9 de março é o Dia Mundial do Rim e o Hospital Unimed Bauru foi palco de uma campanha de conscientização da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O médico André Lopes promoveu abordagens junto aos colaboradores da instituição.
O objetivo foi divulgar a importância do acesso a um exame simples de sangue chamado creatinina . “Quanto maior a creatinina , pior o funcionamento dos rins” salienta o médico.
A doença renal crônica costuma ser silenciosa e somente provoca sintomas em estágios mais graves. É uma das principais causas de morte no Brasil. Um em cada 10 brasileiros tem doença renal. Estima-se que no Brasil mais de 154 mil pacientes estão fazendo terapia renal substitutiva (TRS).
Quando a taxa de filtração cai abaixo de 15% , há necessidade de terapia renal artificial ou transplante. “Por isso, a importância de orientar as famílias quando temos a intenção de doar os órgãos, isso salva vidas”.
Durante a ação no HUB, o nefrologista entregou material de divulgação e ressaltou a importância de fazer exames frequentes para acompanhar a saúde renal.