Dia Mundial de Lavar as Mãos: Hospital Unimed Bauru reforça a importância desse gesto simples no combate a doenças

0
102

Comemorado em mais de 80 países em 15 de outubro, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é uma data voltada à conscientização da importância de cuidar da higiene para evitar a transmissão de doenças infectocontagiosas. Em 2021, depois de quase dois anos de pandemia do coronavírus, o termo “lave as mãos” ficou gravado na memória de uma grande parte da população e, por isso, a data ganhou um significado ainda mais especial. “A Covid-19 provou para todos como esse gesto é importante e nos protege contra diversos males”, destacou o infectologista Edson Carvalho de Melo, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed Bauru (HUB).
A data é uma iniciativa da Unicef para promover a lavagem das mãos com água e sabão e recebe o apoio de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs e empresas privadas.
No HUB, essa data é lembrada todo ano, com campanhas internas para enfatizar a médicos, profissionais da saúde, pacientes e familiares a importância de manter a higienização em dia. Além disso, o hospital conta com protocolos rígidos de segurança para garantir a higienização correta das mãos, seja através da lavagem com água e sabão, seja na utilização do álcool em gel.
Em especial, nesse dia 15 de outubro, a Unimed Bauru irá divulgar em suas redes sociais e também nas redes internas um vídeo que ensina como lavar as mãos de forma correta, seguindo o passo a passo preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para eliminar todos os vestígios do vírus nas mãos, ensaboar rapidamente não é suficiente. Confira o passo a passo correto:
1. Molhe as mãos com água corrente
2. Aplique sabão suficiente
3. Esfregue todas as superfícies, incluindo o dorso das mãos, entre os dedos e as unhas
4. Enxágue abundantemente com água corrente
5. Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.
Este processo deve demorar cerca de 30 segundos. O mesmo vale para o álcool em gel.

Deixe uma resposta