Dia das Mães: ACIB prevê crescimento de 3% em termos reais nas vendas em Bauru

0
84

A Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB) estima um aumento de 3% em termos reais nas vendas do comércio para o Dia das Mães na cidade em comparação com 2018, o que equivale a cerca de 8% nominais. A data deve impulsionar também a geração de empregos no município de acordo com a entidade.

Considerada a segunda data mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve registrar um crescimento real em torno de 3,8% no país, o equivalente a um crescimento nominal de praticamente 8% em relação ao ano passado. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “É possível em nível local atingir o crescimento previsto em nível Brasil”, afirmou o Presidente da ACIB, o Economista Reinaldo Cafeo.

Segundo ele, os setores que devem puxar o aumento em Bauru são os de perfumaria e cosméticos, seguidos por vestuário, calçados e acessórios.

A venda de celulares e eletroeletrônicos também deve apresentar bom desempenho no período. “Levantamento da  nossa entidade aponta para um crescimento na ordem de 5% neste setor”, afirma o Presidente da ACIB.

O crescimento das vendas no Dia das Mães é um reflexo da baixa nos preços dos produtos. Segundo levantamento da CNC, mesmo com a variação do dólar e de a inflação recente estar na casa dos 0,7% ao mês, com estoques elevados e com baixo apetite até então dos consumidores, os preços dos produtos ficaram menores e, com isso, haverá estímulo para que o consumidor abra a carteira.

Para atender ao crescimento da demanda é estimada a geração de 22,1 mil postos de trabalho em todo o Brasil. O estado de São Paulo deve contratar 6,3 mil trabalhadores. Em Bauru, sondagem da ACIB aponta que a contratação de mão de obra temporária neste período deve ficar próximo a 180 empregos. A taxa de efetivação deve chegar na casa de 5%. O salário médio deve girar em torno de R$ 1,2 mil entre fixo e comissões.

Horário especial

Para alavancar as vendas, os comerciantes e consumidores contarão ainda com horário especial de funcionamento na sexta-feira (10). Neste dia, o comércio central funciona em horário estendido, das 9 às 22 horas. Já no sábado, o horário é normal, das 9 às 17h. Os shoppings funcionam em horário normal, das 10h às 22h, tanto na sexta-feira quanto no sábado. No domingo, abrem das 14h às 20h.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here